Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IBGE

Serviços no PR crescem 7,2% em novembro, abaixo da média nacional

A receita bruta do setor de serviços cresceu 7,2% no Paraná em novembro de 2013, abaixo da média nacional de 8,6% no mesmo período. Nos últimos 12 meses, o estado acumulou expansão de 6,9%, também inferior a nacional, de 8,5%. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22) na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento no estado em novembro foi puxado pelo setor de serviços de informação e comunicação, que registrou aumento de 9,7% na comparação com o ano anterior. A área de serviços profissionais administrativos e complementares contribuiu com crescimento de 9%. Em contrapartida, a área de transportes teve a menor variação entre os estados brasileiros no período analisado, com apenas 4,6%.

As principais contribuições para o resultado positivo no acumulado dos últimos 12 meses são das atividades de serviços prestados à família (11,9%) e serviços de transportes e correio (7,7%).

A economista Ana Silvia Martins Franco, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), avalia que o crescimento é resultado do aumento do poder aquisitivo da população, com destaque aos resultados do agronegócio no estado, "além do aquecimento do mercado de trabalho regional, que segue gerando empregos com maiores rendimentos, em maior parcela no interior do Estado", escreveu em nota enviada à imprensa.

O setor de serviços medido pela pesquisa compreende o segmento de empresas não-financeiras. Não entram na conta os setores da saúde, educação, administração pública e aluguéis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.