Os servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que tinham desistido de entrar em greve nesta segunda-feira (26), deram prazo de 15 dias para a empresa apresentar a proposta para o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Cerca de 400 trabalhadores realizaram uma manifestação em frente a sede da companhia em Curitiba.
Representantes da categoria se reuniram com a diretoria da empresa, nesta segunda-feira, mas ainda não está definido quando e como será feito o pagamento. Na terça-feira (27), todos os servidores da Sanepar devem trabalhar normalmente, segundo José Pires, diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento das regiões Oeste e Sudoeste, Sul e Leste do Paraná (Saemac).
Na quinta-feira (22), depois que os trabalhadores anunciaram que deflagrariam a greve, o governador do estado, Roberto Requião (PMDB), anunciou que o pagamento do PPR seria feito. Mas a promessa de Requião esbarra em um decreto assinado por ele mesmo em junho. O documento proíbe o pagamento da participação nos lucros aos trabalhadores, em razão da Sanepar possuir dívidas com o estado.
Para que o pagamento possa ser feito, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) terá que determinar a excepcionalidade do referido decreto. "Vamos aguardar mais alguns dias até que o governo estadual assine os documentos para liberar o pagamento. Se isso não ocorrer, vamos sentar e discutir novamente os rumos do movimento", afirmou Pires.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast