Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (Incra-PR) vão promover uma paralisação, na terça-feira (23), com o objetivo de cobrar do governo o cumprimento de um acordo que teria sido firmado em março de 2008. Dentre as cláusulas reivindicadas, estão a restruturação dos planos de carreira e a valorização profissional dos servidores, aponta nota encaminhada pela Associação dos Servidores do Incra no Estado do Paraná (Assincra-PR).
A paralisação foi definida pela categoria em assembleia realizada no dia 17 de março. Na ocasião, os servidores também pararam. Segundo o comunicado da Assincra-PR, a mobilização também luta pelo cancelamento do Projeto de Lei 549/2009, que proporia o congelamento dos investimentos públicos da União por dez anos. Na avaliação da associação, a propositura resultaria na desaceleração do crescimento do Brasil e no achatamento salarial dos trabalhadores.
Ainda de acordo com a Assincra-PR, a paralisação segue um calendário nacional aprovado em fevereiro pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), com o objetivo de pressionar o governo a cumprir acordos firmados, principalmente com o Ministério do Planejamento, no início do ano.