Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise europeia

Servidores públicos fazem greve na Espanha

Trabalhadores do setor público da Espanha realizam hoje uma greve, em resposta aos recentes cortes de gastos anunciados pelo governo para reduzir o déficit orçamentário do país. O movimento pode ser a prévia de uma grande greve geral. Em comunicado, o sindicato Comisiones Obreras afirmou que "cerca de 75%" dos trabalhadores aderiram à paralisação, que ocorria sem grandes incidentes.

Os primeiros sinais de distúrbios, porém, ficaram evidentes no início da manhã. Segundo a agência EFE, um grupo de manifestantes em Barcelona ateou fogo em vários pneus, na Avenida Diagonal, bloqueando o tráfego de uma das mais importantes vias da cidade. A greve dos funcionários públicos é o primeiro passo de uma série de protestos preparados pelos sindicatos. O Comisiones Obreras disse que já começou os preparativos para uma greve geral.

Sindicatos, líderes empresariais e Ministério do Trabalho têm negociado uma reforma no mercado de trabalho. Segundo a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), as mudanças são importantes para complementar as medidas de austeridade já aprovadas pelo governo socialista espanhol.

"Eu gostaria de acreditar que até o último minuto nós poderíamos chegar a um acordo. A reforma trabalhista não é uma prioridade para o país", defendeu o chefe do Comisiones Obreras, Ignacio Fernández Toxo, em entrevista à emissora de rádio Cadena Ser. O governo espanhol, no entanto, liderado pelo primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, já afirmou que aprovará a reforma trabalhista em 16 de junho, com ou sem acordo com os sindicatos e as associações patronais.

De acordo com a Comissão Europeia, o déficit de países com problemas fiscais como a Espanha deve ser reduzido para 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2013. No ano passado, esse déficit ficou em 11,2% do PIB. O déficit orçamentário espanhol cresceu por causa do crescente desemprego, após a explosão da bolha do setor imobiliário no país causar problemas em todo o setor de construção. Esse setor vinha há anos funcionando como um motor para o crescimento da Espanha. As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.