Em 2006, um levantamento do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas feito em seis regiões metropolitanas do Brasil mostrou que um em cada três profissionais seria demitido por questões comportamentais nos dois anos seguintes. De lá pra cá, a preocupação das empresas com o aspecto comportamental dos seus profissionais só aumentou. Consultora especializada em imagem, postura e comportamento profissional, Silvana Lages explica que, embora pareça um assunto bastante óbvio para a maioria das pessoas, a falta de preocupação e cuidado com a imagem e a postura no ambiente de trabalho representa um grande desafio para as empresas e é um risco à carreira dos profissionais, que desenvolvem várias competências, mas pecam no comportamento. Para quem não quer fazer parte desse grupo, Silvana reuniu algumas dicas para que os profissionais causem uma boa impressão no seu dia a dia.
Autoanálise
Esse exercício é necessário para descobrir seus pontos fracos e fortes e, a partir daí, explorá-los conforme o perfil do seu ambiente de trabalho. A autoanálise permite fazer escolhas mais assertivas não só com relação às vestimentas, mas também com relação à postura diante de trabalho e de colegas e superiores. Neste caso cabe a pergunta: como eu quero ser visto pelos meus colegas de trabalho?
Gentileza
Do porteiro ao presidente, um sorriso sincero abre muitas portas. Abuse das palavras mágicas "obrigado", "desculpa", "por favor", "com licença" e se preocupe em deixar uma marca positiva, sendo agradável, gentil, proativo, solícito, solidário e principalmente coerente com aquilo que fala e faz.
Alegria e positividade
Não adianta ter uma imagem impecável e uma postura pessimista em relação ao trabalho e aos colegas. É preciso ter equilíbrio e não achar que todos os problemas do mundo são seus. O otimismo traz as pessoas para perto de você. Isso vale principalmente para quem trabalha diretamente com pessoas. Uma personalidade negativa afeta diretamente a sua imagem profissional e faz com que as pessoas passem a evitá-lo.
Objetivos claros
Saiba qual o tipo de profissional você é e aonde você quer chegar. Além disso, como as pessoas o enxergam e como você quer ser percebido por elas. Cada profissão exige uma postura diferente e essa postura que pode variar também conforme a empresa. Ter objetivos claros minimiza o risco de ser incoerente. São comuns os profissionais que querem transmitir seriedade e compromisso, mas, sem perceber, transmitem justamente o oposto. Por isso, alinhe suas intenções e objetivos com as suas ações.
Sempre em movimento
É comum que os profissionais caiam no comodismo ou porque já chegaram a determinado cargo ou porque acham que as pessoas não reparam mais neles e acabem deixando de lado preocupações essenciais com a imagem e o comportamento dentro da empresa. Não descuide da sua imagem, pois as pessoas podem vê-lo com um exemplo positivo. O desleixo pode ser visto como falta de profissionalismo.
Flexibilidade
Tenha em mente que as coisas mudam e que a imagem precisa ser adaptada o tempo todo, seguindo as mudanças que acontecem em sua vida: em casa, no trabalho, nos objetivos profissionais e pessoais. Não se trata de mudar a imagem ou a personalidade conforme as circunstâncias, mas de saber quando é necessário promover uma mudança de postura, que pode refletir na imagem pessoal e profissional. A conquista de um cargo importante na empresa, por exemplo, é um desses momentos. Profissionais pouco flexíveis e resistentes às mudanças não bem vistos
Embalagem e conteúdo
Você não pode nem deve vender uma imagem do que não é, porque assim não conquistará credibilidade junto aos outros. Isso é bastante comum na fase de recrutamento de profissionais, com currículos recheados de competências e habilidades que não se sustentam na prática. O choque entre o padrão imaginado e a realidade gera um sentimento de propaganda enganosa, que é péssimo para a imagem de qualquer profissional.