| Foto: BT/JS//BENOIT TESSIER

Os analistas do banco de investimentos Goldman Sachs fizeram um exercício de futurologia e apontaram sete temas que precisam estar no radar de investidores. São tecnologias que podem mudar completamente como são feitas transações bancárias e os tratamentos para o câncer, por exemplo, além de mudanças comportamentais, como a chegada da geração Z ao mercado de trabalho.

CARREGANDO :)

Blockchain

CARREGANDO :)

O termo blockchain ainda é pouco usado, mas é provável que o leitor já tenha ouvido falar das moedas virtuais, como o bitcoin. O blockchain é a tecnologia que permite que transações com moedas virtuais sejam registradas e validadas, evitando que haja fraudes de duplicações. O sistema é validado pelos próprios usuários. Para o Goldman, essa é a tecnologia que permitirá a virtualização total do dinheiro, entre outras operações, como registros públicos de imóveis e veículos.

 
Publicidade

Fronteira espacial

Neste mês, a companhia SpaceX conseguiu fazer o primeiro voo bem-sucedido com um foguete de lançamento de satélites reutilizável. Essa é uma das tecnologias que prometem baratear a conquista do espaço, com novos negócios em satélites e serviços associados.

Educação superior?

Nos Estados Unidos, o custo elevado do ensino superior, associado a uma maior concentração de renda entre estudantes de melhor desempenho, pode tornar desinteressante fazer faculdade. Nas contas do Goldman, uma pessoa de 18 anos que entrar na faculdade em 2030 só terá o retorno do investimento quando completar 37 anos. Mas a idade pode ir a 50 anos para os graduados com salários menores. Isso pode transformar o setor de educação, com busca por soluções mais baratas, como cursos pela internet e outros fornecidos pelas próprias empresas.

Geração Z

É hora de parar de falar na geração dos millenials, ou geração Y. A geração de jovens nascidos no fim dos anos 90 começa a chegar às universidades e ao mercado de trabalho e vai se tornar mais influente. Eles serão os primeiros “nativos digitais”, mais conscientes dos riscos no mundo digital e afeitos ao comércio eletrônico.

 

Flash crash

A bolsa de Nova York teve o que se chama de flash crash, uma baixa repentina e passageira no preço de ações provocada por problemas nos modelos computacionais dos investidores, em agosto deste ano. Para o Goldman, esse é o novo normal: novos episódios desse tipo vão acontecer.

Publicidade

Lítio

Para o Goldman, o lítio, metal usado em baterias de alta performance, é a nova gasolina. Para o banco, os carros elétricos vão ganhar mercado e essas baterias serão cruciais para a transição. Veículos elétricos devem chegar a 22% do mercado americano em 2022, segundo os analistas.

Cura para o câncer

Novas tecnologias, como computação em nuvem, testes rápidos de DNA e arquivos digitais com o histórico médico dos pacientes, devem convergir para ajudar no tratamento do câncer. Os médicos poderão usar essas informações para fazer um perfil genético dos pacientes, cruzando dados e chegando a um diagnóstico mais rápido e preciso. O sistema também poderá ser usado para desenvolver drogas melhores.