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Hotelaria

Setor cobra mais divulgação do turismo de negócios

Além de ficar abaixo das estimativas iniciais, os resultados trazidos pelos eventos da ONU à rede hoteleira curitibana reacendem a discussão sobre a divulgação da capital paranaense no Brasil e mesmo dentro do Paraná – que, a exemplo do estereótipo dos curitibanos, é considerada tímida. "Temos que incentivar o turismo interno. Tem muita gente do interior que conhece São Paulo, Rio e Nordeste e nunca veio a Curitiba", diz Cláudio José Antunes, presidente da ABIH-PR. "Em relação à divulgação nacional, temos que mostrar que temos ótimos centros de eventos aqui, como o ExpoTrade, de Pinhais, e o Estação Convention."

Recentemente, o empresário Miguel Krigsner – proprietário do Estação Convention e sócio em três hotéis da cidade – disse à Gazeta do Povo que no âmbito do turismo de negócios ainda é necessário "um empenho muito grande por parte do município para tornar Curitiba realmente atraente". "A iniciativa privada é muito limitada para fazer, sozinha, essa divulgação." Henrique Lenz César Filho, ex-presidente da ABIH-PR, avalia que mesmo os recentes congressos internacionais não ganharam a devida atenção. "Houve pouquíssima divulgação pela TV nacional. Faltou vender melhor os eventos."

Para Elias Rodrigues, gerente geral do Four Points by Sheraton, os encontros da ONU contribuíram bastante para a divulgação de Curitiba – mas o executivo concorda que ainda há muito a ser feito. "Não vamos colher os frutos desses congressos no curto prazo, até porque os organizadores normalmente definem datas e locais de eventos com dois ou três anos de antecedência."

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