As bolsas de valores dos Estados Unidos terminaram em leve queda nesta segunda-feira (28), depois que os ganhos de ações ligadas a consumo foram ofuscados por perdas no setor de energia. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve variação negativa de 0,05%, a 10.138 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,13%, para 2.220 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 0,20%, a 1.074 pontos.
A alta de Wall Street mais cedo teve vida curta devido à fraqueza no setor de energia, em meio à queda nos preços do petróleo. Os papéis da Exxon Mobil recuaram 1,1%.
As ações da Coca Cola (+1,6%) e da Procter & Gamble (+1,4%) ficaram entre as de melhor desempenho no Dow. Os papéis de companhias ligadas a consumo subiram após o governo informar que o gasto pessoal aumentou em maio um pouco acima das expectativas, após mostrar estabilidade em abril.
Fabricantes de cigarro também avançaram após a Suprema Corte dos EUA rejeitar uma tentativa do governo de tirar da indústria de tabaco bilhões de dólares. Altria Group ganhou 3,3% e Reynolds American saltou 4,1%. O índice Dow Jones para companhias de fumo subiu 1,8%.
O foco, contudo, está no consumidor, à medida que investidores e analistas esperam mais evidências de que o gasto, que representa dois terços da atividade econômica norte-americana, mostre mais força e impulsione o crescimento.
"O que tem levado o mercado para cima são expectativas de que a recuperação no setor de bens manufaturados que temos visto se torne sólida e leve toda a economia para frente", disse Peter Jankovskis, um dos vice-presidentes de investimento da OakBrook Investments LLC, em Lisle, Illinois.
O índice S&P para o segmento de consumo avançou 1,1%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast