O setor de serviços no Paraná cresceu 5,9% em agosto, comparado ao mesmo mês do ano passado, e teve desempenho abaixo da expansão média nacional, de 6,6%. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados apontam que o estado acumula crescimento de 7,3% de janeiro a agosto deste ano e de 8,4% nos últimos 12 meses.
Os serviços prestados às famílias tiveram alta de 19,9% no mês de agosto, ante o mesmo período de 2012, o que puxou para cima a média do Paraná. Também tiveram destaque os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,4%) e serviços de informação e comunicação (2,7%). Nenhum dos cinco segmentos analisados pela pesquisa teve queda.
Na média dos primeiros oito meses de 2013, os serviços prestados às famílias (12,7%) também foram os que mais elevaram a média no estado. Em seguida vem de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,6%), serviços de informação e comunicação (6%) e outros serviços (2,5%).
Nos últimos 12 meses, os serviços prestados às famílias (13,8%) também aparecem com média mais alta. Mas a distância para o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,7%), que vem em seguida, é menor. Também tiveram alta serviços profissionais, administrativos e complementares (3,7%) e outros serviços (2,7%).
Brasil
O setor de serviços no Brasil cresceu 6,6% em agosto de 2013, em relação a igual mês de 2012, conforme a pesquisa divulgada pelo IBGE nesta quinta. O resultado é inferior às taxas observadas em julho (9,1%) e junho (8,8%). A alta acumulada no ano ficou em 8,3% e o acumulado em 12 meses, em 8,6%. Entre os destaques estão os Serviços prestados às famílias, que registraram alta de 11,3%, os Serviços de informação e comunicação (4,8%), os Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,6%).