Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefônicas

Setor de telefonia móvel pode se concentrar em três players, diz economista do Ibmec

O setor de telefonia móvel no Brasil caminha para ficar nas mãos de apenas três grandes investidores (players), acredita o professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Fábio Fonseca, após rumores dando conta de que a parceria entre a Telefónica da Espanha e a Portugal Telecom no comando da Vivo estaria prestes a ser desfeita, segundo reportagem publicada pelo jornal espanhol "El Confidencial".

As três, segundo o especialista, seriam a Telefónica (Vivo), seguida da América Móvil, controlada pelo bilionário mexicano Carlos Slim - que abrange as empresas Claro, Embratel, Vivax e Net -, e do Grupo Oi (antiga Telemar).

Essa reestruturação, ressalva Fonseca, ainda pode demorar já que a concretização do fim da parceria dependeria da possibilidade de a companhia portuguesa substituir a participação que possía na Vivo por outro investimento na telefonia celular do país. Que pode vir a ser a Oi.

— O interesse da Portugal Telecom na Oi, após a participação na Vivo, é compreensível e coerente com a atuação da empresa no Brasil. É possível que essa operação se concretize — analisa o também professor do Ibmec, criticando, no entanto, o fato de se tratarem ainda de versões não confirmadas.

— Para o bem do mercado e dos acionistas, o correto seria a Telefónica vir ao mercado confirmar ou desmentir essas notícas. No Brasil, infelizmente, têm proliferado esses casos de antecipação de anúncio de negócios, caracterizando a existência de insider (informação privilegiada) que se beneficiam em detrimento do prejuízo da maioria — lamentou.

Como exemplos recentes, Fábio Fonseca lembrou os episódios da compra da Ipiranga pela Petrobras, da Varig pela Gol e da divulgação da oferta voluntária de ações da Oi (Telemar).

Nesta terça-feira, a Portugal Telecom se recusou a comentar as versões sobre o fim da parceria com a Telefónica, alegando que sempre comunica fatos relevantes em primeira mão para seus acionistas e autoridades competentes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.