O setor privado norte-americano adicionou mais empregos do que o esperado em outubro, e mais posições que o inicialmente relatado também foram incluídas em setembro, enquanto um outro relatório mostrou que as demissões planejadas caíram acentuadamente no mês passado.
O ADP National Employment Report mostrou nesta quarta-feira (02) que o setor privado acrescentou 110 mil empregos no mês passado, superando a expectativa de 101 mil postos de trabalho dos economistas. A ADP também revisou para cima o número de setembro, para 116 mil a partir dos 91 mil postos de trabalho relatados anteriormente.
O relatório é elaborado em conjunto com o Macroeconomic Advisers LLC.
"Não é uma quantidade muito melhor, mas o fato de ser melhor do que o esperado e de que houve uma revisão no número do mês passado é um sinal muito encorajador", disse Peter Jankovskis, co-diretor de investimentos da Oakbrook Investments LLC em Lisle , Illinois.
O índices futuros de ações dos EUA registraram ganhos imediatamente após o relatório, enquanto os títulos do tesouro ampliaram as perdas e o dólar ampliou ligeiramente as perdas contra o euro.
Os números da ADP chegam antes do relatório de sexta-feira do governo sobre o mercado de trabalho, que é mais abrangente, incluindo tanto empregos no setor público e como privado.
Esse relatório deve mostrar um aumento nas folhas de pagamento não-agrícola para um total de 95 mil no mês passado, com base em uma pesquisa da Reuters com analistas, e um aumento nas folhas de pagamento do setor privado para 120 mil postos.
Economistas muitas vezes usam o relatório da ADP como referência para ajustar suas expectativas sobre o número de postos de trabalho, ainda que nem sempre ele seja procurado para antecipar o resultado.
Temores de que a economia dos EUA esteja caminhando para uma nova recessão diminuíram nos últimos meses, com crescimento acelerado no terceiro trimestre, após um desempenho fraco no primeiro semestre.
Os dados vêm em meio ao segundo dia de reunião do Fed, que deve soltar o comunicado nesta quarta-feira mais tarde. O banco central espera-se que tomar um fôlego a partir de medidas de estímulo monetário, e vai dar uma atualização sobre sua previsão econômica. A expectativa é que o banco central dê um intervalo nas medidas de estímulo monetário, e também atualize suas previsões econômicas.
Nesta quarta-feira um outro relatório mostrou que o número de demissões planejadas em empresas dos EUA caiu em outubro, depois de atingir uma alta mais de 2 anos no mês anterior, enquanto as posições sazonais empurraram os planos de contratação para níveis muito mais altos.
Empregadores anunciaram 42.759 cortes de empregos planejados no mês passado, caindo 63,1 por cento de 115.730 no mês anterior, de acordo com o relatório de consultores Challenger, Gray & Christmas, Inc. Foi o menor nível em quatro meses.
Os planos de contratação subiram para 159.177 empregos no mês passado, ante 76.551 em setembro com empresas anunciando posições sazonais. Os empregos no varejo conduziram o incremento com 133.940 vagas.
Nos dados de habitação, os pedidos de hipotecas nos EUA mudaram pouco na semana passada, uma vez que a demanda por refinanciamentos estabilizou, disse um grupo do setor.
O Mortgage Bankers Association avaliou que os pedidos de empréstimo para a compra de imóveis aumentaram 1,8 por cento, enquanto o índice de pedidos para refinanciamento caiu 0,2 por cento.