Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Choradeira

Setores reforçam pedido de renovação do IPI. Mantega adia

Mantega está tendo semana de reuniões com setor produtivo para avaliar redução do imposto | Valter Campanato/ABr
Mantega está tendo semana de reuniões com setor produtivo para avaliar redução do imposto (Foto: Valter Campanato/ABr)

Os fabricantes de geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos estão confiantes na renovação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para os produtos da chamada linha branca. Depois de uma longa reunião ontem com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, representantes do setor mostraram-se confiantes na possibilidade do governo anunciar na sexta-feira a extensão do benefício.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, houve um aumento de 8,5% nas vendas do segmento no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período do ano passado, enquanto o setor eletroeletrônico, como um todo, teve uma queda de vendas de 10% no período. "Imagina se não tivéssemos desoneração. A queda do setor todo teria sido maior", afirmou.

No segmento de material de construção, o problema, no curto prazo, é de financiamento, já que a redução de IPI tem validade até 31 de dezembro. O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Claudio Conz, informou que o setor também pediu ao governo a inclusão de mais 50 itens na lista de produtos desonerados, mas o ministro ainda não decidiu sobre essa ampliação.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), José Luiz Diaz Fernandez, pediu a prorrogação da redução do IPI até o final do ano. Para móveis, o benefício vale até 30 de setembro. Segundo ele, o setor tem apresentado crescimento nas vendas e a medida funcionou durante a sazonalidade e ajudou a manter o faturamento. Fernandez disse que o setor tem aumentado o número de empregos. Segundo ele, foram abertas entre 4.000 e 4.500 novas vagas neste ano até julho. "Nós mostramos que o mercado é sensível às melhorias que são feitas", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.