"Agora, chegando em casa, façam bagunça e criem uma certa encrenca. Porque é assim que vocês se sentem bem, não é?" Com a sugestão de viver e trabalhar com mais alegria os Doutores da Alegria Ângelo Brandini e Cristiane Lima Dr. Zorinho e Dra. Crica Canaleta, respectivamente terminaram uma palestra para cerca de 200 lojistas e funcionários do ParkShopping Barigüi na manhã de ontem. Os artistas foram convidados pela administração do empreendimento para participar do Retail Club, programa de atualização para funcionários da área de varejo.
Com nariz de palhaço e jaleco de médico, os "besteirologistas" fazem visitas periódicas a crianças internadas em hospitais. O grupo formado hoje por 40 "doutores", todos artistas profissionais, foi criado no Brasil em 1991, inspirado em um modelo norte-americano. O dia-a-dia dos palhaços, apesar de distinto da realidade dos lojistas, acabou se tornando um exemplo para empresários e funcionários ao redor do país. "Fazemos palestras em empresas porque tratamos de algo universal, as relações humanas", explica Brandini. "A nossa experiência mostra como é fundamental respeitar o espaço dos outros. Isso é muito importante para quem trabalha nas lojas em contato direto com o cliente."
Entre muitas piadas e brincadeiras com o público, os doutores traçaram um paralelo entre o seu trabalho com as crianças e a atividade dos lojistas. Depois de muita risada, Dr. Zorinho entregou aos lojistas a "Riso 9.000", seu atestado de veia cômica saudável. "Qualquer pessoa, por pior que esteja, sempre tem algo saudável dentro dela. Isso vale para quem está no hospital, e também para quem está fora dele. E é lá que devemos nos conectar com elas, para que esse lado bom se expanda."
O supervisor da loja Sumatra, Jaime Pereira de Andrade, diz que pretende aplicar com a sua equipe de 40 vendedores os ensinamentos dos "besteirologistas". "A gente sempre acha que as pessoas têm que nos fazer felizes. Mas é o contrário. Cabe a nós levar felicidade para elas", diz. "Se todos tivermos essa missão, fica muito mais fácil de trabalhar."
O lojista Adir Hillani, do salão de beleza Lady&Lord, avalia que será mais fácil mostrar aos seus funcionários a importância de trabalhar com alegria. "Temos que quebrar esse paradigma de que é preciso ser sisudo, sistemático no trabalho", diz. "Há uma correlação muito grande entre o trabalho deles e o nosso. Tudo com alegria fica mais fácil."
Grupo
Duas vezes por semana os Doutores da Alegria visitam crianças em 15 hospitais de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Segundo Brandini, a vinda para os hospitais de Curitiba depende de apoio financeiro de empresas locais. "Temos muita vontade de atuar na cidade, mas precisamos de patrocínio." Não há uma cota fechada. O valor do investimento depende do número de hospitais a serem visitados. Desde 1991, os Doutores da Alegria já visitaram mais de 400 mil crianças.