Maringá Os maringaenses aproveitaram o cancelamento da edição deste semestre da Expovest em Cianorte e organizaram o Maringá Moda Show para apresentar a coleção de roupas para o outono/inverno de 2006. O evento será realizado de 13 a 16 de março em cinco shoppings atacadistas da cidade com a expectativa de um público de 15 mil pessoas.
Enquanto os lojistas de Cianorte suspendem seu evento tradicional, preocupados com a situação econômica do país, os de Maringá revelam otimismo e empolgação. "Vamos consolidar Maringá como pólo que lança moda", anuncia o diretor do Shopping Avenida Fashion, Alexandre Vivian.
Os outros shoppings participantes são o Vestsul, Mercosul, Portal da Moda e o Maringá Shopping de Calçados, que juntos somam aproximadamente 1450 funcionários em 600 lojas. Haverá desfiles nos corredores dos shoppings de manhã até a noite.
A organização é dos próprios lojistas, que devem gastar aproximadamente R$ 300 mil em toda a feira. Apesar da expectativa, ninguém ousa falar em valores de faturamento.
Um guia de restaurantes, bares e eventos vai ser distribuído aos clientes de outras cidades. É na estrutura da cidade que está a principal aposta para atrair compradores. "Não vamos roubar compradores de Cianorte", comenta o secretário de Indústria, Comércio de Maringá, Flávio Vicente. "Mas, temos mais estrutura e temos que explorar isto." O Convention Bureau observa que Maringá tem uma média de 3 mil leitos de hotéis, além de 600 vagas nas hospedagens dos shoppings atacadistas. O Maringá Moda Show é o segundo evento do vestuário maringaense. O outro é o Paraná Fashion, voltado para o conceito e apresentação de marcas.
O chefe da Divisão de Vestuário de Cianorte, Wilson Luis Pedrão, diz não temer a concorrência do evento maringaense e se mostra a favor da unificação das ações dos dois municípios no setor têxtil. "Devemos criar uma comissão para defender os interesses, que são iguais", considera. Ela revela que já há negociações em andamento para tais ações em conjunto e garante que o cancelamento da Expovest será compensado na edição primavera/outono, entre 7 e 10 de agosto, com uma intensa campanha de marketing. A Expovest foi criada em 1989 e movimentou na última edição aproximadamente R$ 15 milhões com um público de 30 mil pessoas e 250 excursões de todo o país.
Maringá e Cianorte estão separadas por 60 quilômetros e juntas têm aproximadamente 3,5 mil vagas de emprego no setor têxtil. As duas cidades produzem 3,7 milhões de peças mensais em 1,7 mil indústrias e empregam 80 mil trabalhadores. São 12 centros atacadistas que recebem a visita de mais de 30 mil compradores mensalmente.