O braço de comunicações e tecnologia da informação da Siemens, Siemens Enterprise, lançou ontem, em Curitiba, o sistema de telefonia corporativa HiPath 8000, vendido na forma de software. O produto, que é a grande aposta da empresa para clientes de maior porte, utiliza a mesma rede de tráfego para dados e voz e tem capacidade de gerenciamento de até 100 mil ramais, adquirida na forma de licenças por usuário.
"A empresa instala o software em um servidor e vai acrescentando licenças conforme sua necessidade", explica o diretor regional da Siemens em Curitiba, Ricardo Ferreira Jorge. A grande vantagem oferecida pelo produto, segundo Jorge, é que o ramal acompanha o usuário, não está ligado à linha instalada em determinada mesa. "Se a pessoa utilizar o laptop em outra cidade, desde que esteja conectada à rede, atenderá o mesmo número de telefone."
O novo sistema, fabricado em Curitiba, está em fase de instalação no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e na empresa de confecções Hering, de Santa Catarina. "Como a capacidade do HiPath é grande, vários clientes poderão dividir a mesma plataforma. Ele abandona o foco do terminal para focar na pessoa que está utilizando", afirma o gerente de novas tecnologias Charles Sola. No Detran, por exemplo, o sistema será usado por 1400 usuários e atenderá os 103 escritórios localizados no interior do estado. Os dois clientes, informa o diretor regional, correspondem à meta local de comercialização do produto para este ano.