Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guia

Sim, a vida pode recomeçar aos 40

O trabalho dignifica o homem. Esse mantra corporativo continua sendo repetido para os profissionais, mas a verdade é que chega uma hora que cansa. Após anos a fio no mesmo setor ou empresa, as pessoas maduras querem mais é trocar de área ou emprego, do alto dos seus 40 ou 50 anos. Alguns, espremidos entre a aposentadoria e a vontade de trabalhar, decidem abrir uma empresa, prestar consultoria ou ir pescar. Mesmo que essas opções fiquem na mente de quem está há tempos no mercado de trabalho, os especialistas em planejamento de carreira orientam: é preciso pensar minuciosamente.

Para a consultora Rejane Giaccomini, da RTS Assessoria Empresarial, algumas pessoas entram "distraidamente" em uma área. "As oportunidades aparecem e o profissional vai indo. Algumas vezes a empresa oferece uma promoção e ele se sente obrigado a aceitar, para não parecer ingrato", explica. Mas, se o perfil não é condizente com as exigências da profissão, podem surgir problemas, inclusive de saúde. "É muito comum ver pessoas insatisfeitas com dores de cabeça, estresse, depressão, entre outras doenças que acabam diminuindo sua produtividade."

Rejane lembra o caso de um profissional que ficou por 15 anos no setor de vendas, mas não tinha a mínima vocação para o trabalho. "Fizemos uma análise do seu perfil e descobrimos que ele deveria estar no setor de logística ou de suprimentos."

Mudar de área é possível, mas antes é preciso responder a algumas perguntas, como: aonde quero chegar? Por que quero entrar nessa área? O que tenho que fazer então? Definido o objetivo, a pessoa pode procurar a capacitação necessária para dar esse passo, como um curso de MBA. É como pensa Alex Weymer, professor de Gestão de Pessoas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que lembra de sua própria história como exemplo. "Quando decidi ser professor, tive que tomar algumas decisões importantes. Antes de sair da multinacional onde trabalhava, fiz um planejamento, pois sabia que alguns passos seriam necessários: ter no mínimo uma especialização; publicar artigos, ser professor substituto; disputar as concorridas vagas no mestrado e, somente depois de tudo isso (que durou 4 anos), disputar vaga no mercado acadêmico", explica.

Serviço: RTS Assessoria Empresarial – (41) 3024-3605 – www.rtsconsultoria.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.