Sinal analógico será desligado em Curitiba apenas em junho de 2018| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A partir desta terça-feira (16), inicia-se o processo de desligamento do sinal analógico de TV no país, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A primeira cidade será Rio Verde (GO), considerada o plano piloto. Os canais Rede Vida, Canção Nova e Record News só estarão disponíveis pelo sinal digital. No próximo dia 29, os canais de maior audiência – as retransmissoras de Globo, SBT, Band e Record – serão desligados.

CARREGANDO :)
Publicidade

Para a efetivação do desligamento da cidade, uma pesquisa que será feita pela Empresa Administradora da Digitalização (EAD) precisa indicar que o índice de acesso ao sinal digital alcançou 93%. Caso não chegue próximo a esse índice, o cronograma de desligamento deve ser atrasado.

Segundo o presidente da Abert, Daniel Slaviero, para alcançar tal índice, o setor depende da distribuição de conversores digitais às famílias registradas no Cadastro Único, que unifica os beneficiários de programas sociais. “Será um aprendizado, pois em 15 dias, veremos qual o impacto dessa distribuição de conversores”, diz.

Por atrasos na entrega de conversores de sinal, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) cogitou atrasar o cronograma de desligamento, no entanto, decidiu-se por manter a agenda atual, por enquanto. A última revisão, publicada ao final de janeiro, atrasou os prazos de desligamento.

De acordo com o último cronograma, Brasília, que teria o sinal desligado em abril, permanecerá com o sinal analógico até outubro. O desligamento em São Paulo era previsto para maio deste ano e foi passado para março de 2017. No Rio de Janeiro, o sinal só será desligado em outubro de 2017, enquanto que a previsão era novembro deste ano. Em Curitiba, passou de junho de 2017 para junho de 2018.

Por outro lado, algumas cidades no Nordeste e no Norte tiveram seus cronogramas antecipados em alguns meses.

Publicidade