Terminou no início da tarde de sábado, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, reunião plenária entre dirigentes sindicais e trabalhadores da fábrica Anchieta da Volkswagen. No encontro, os trabalhadores ouviram dos dirigentes relato sobre como andam as negociações sobre o plano de reestruturação pretendido pela montadora, que implicaria na eliminação de no mínimo 3,6 mil dos 12,4 mil postos de trabalho hoje existentes na fábrica.

CARREGANDO :)

Os trabalhadores não concordam com as demissões, nem aceitam a redução de benefícios, como também pretende a montadora. Na reunião discutiu-se também ações a serem empreendidas caso fracasse a busca de um acordo entre as partes.

- Não dá para falar nada porque não há nada definido -- disse um porta-voz do sindidato.

Publicidade

As negociações entre dirigentes do sindicato e da montadora serão retomadas esta tarde. A expectativa é de se buscar um entendimento neste final de semana. Na segunda-feira, executivos da Volks vão a Brasília onde serão recebidos em audiência pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Na terça-feira, os trabalharoes da montadora realizam assembléia para saber dos resultados das negociações e encaminhar ações contra o plano de demissões da empresa.