Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Sindicatos da Espanha preparam protesto contra reforma de dívida

Milhares de espanhóis se preparavam para realizar uma passeata convocada pelos sindicatos no centro de Madri, na noite desta terça-feira, em protesto contra a reforma constitucional sobre limite de endividamento, que eles acreditam coloca os benefícios sociais em risco. A manifestação ocorre num momento em que governos de toda a Europa tentam aprovar medidas de austeridade para frear a crise na zona do euro.

Outros grupos, inclusive membros do movimento liderado por jovens, chamado Os Indignados, pretendiam unir-se à marcha, que começaria na Plaza Cibeles e terminaria em Puerta del Sol, onde membros dos Indignados acamparam durante quase um mês neste ano para protestar contra o sistema político e econômico da Espanha.

O desemprego entre jovens supera 40% na Espanha, e um em cada cinco trabalhadores está desempregado.

A marcha em Madri está sendo organizada pelos dois principais sindicatos da Espanha, o CCOO e o UGT, e será realizada no mesmo dia em que trabalhadores de toda a Itália fazem uma greve em protesto contra os planos de austeridade do governo, que estão sendo debatidos nesta terça-feira no Senado italiano.

A marcha desta terça-feira na Espanha segue outras manifestações organizadas na semana passada pelos Indignados e ocorre um dia antes de a Câmara Alta do Parlamento votar sobre a reforma que estabelece na Constituição um limite ao endividamento, e uma lei separada que impõe tetos específicos aos déficits estruturais do governos central e regionais.

Ambos devem ser aprovados, pois o governo socialista e o conservador Partido do Povo são a favor das reformas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.