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Consumo

Sininho e suas amigas são tema de nova coleção de produtos da empresa

Era uma vez um escocês chamado Andy Mooney. Ele viajou à distante Hollywood e mudou a vida de milhões de garotinhas.

Mooney é presidente da área de produtos de consumo da Disney, e no início da década achou que seria uma boa idéia juntar todas as princesas dos filmes do grupo, acrescentando algumas outras heroínas, como Mulan e Pocahontas. Meninas de todo o mundo foram encantadas pelo fenômeno das Princesas, e as vendas de mercadorias do universo Disney, de roupas a bicicletas, cresceram de US$ 300 milhões em 2001 para US$ 4,3 bilhões no ano passado.

Para a empresa, o mais genial na estratégia foi que tudo isso aconteceu sem que fosse necessário inventar nenhum novo personagem, fazer lançamentos caríssimos ou investir enormes quantidades de dinheiro em propaganda. Parece que haviam chegado a um final feliz, mas a Disney e Mooney não estavam simplesmente desfrutando a alegria do sucesso. Em vez disso, sabendo que haviam conquistado as crianças de 2 a 5 anos, eles definiram um novo alvo. Agora estão de olho naquelas entre 5 e 8 anos, com um novo pacote de personagens, as Fadas Disney. E, se o website oficial disney.go.com/fairies pode ser tomado como exemplo, Sininho e suas novas amigas vão ficar parecidas com uma versão alada das Spice Girls.

"Sininho tem um apelo popular que é eterno", explica Kirsten de Groot, diretora européia de franquias para o grupo Meninas e Princesas da Disney. "Ela é uma personagem muito alegre, divertida, e o seu mundo das fadas tem ressonância com as meninas um pouco mais velhas." O website americano já teve cerca de 17 milhões de acessos em apenas um mês, e uma versão britânica será lançada no próximo verão do hemisfério Norte. Ainda não há previsão para o lançamento de um site brasileiro.

Um filme sobre Sininho (que finalmente vai ganhar uma voz, dublada pela atriz Brittany Murphy; em suas participações anteriores ela não falava) será lançado em DVD no ano que vem. Enquanto isso, uma revista em quadrinhos lançada em meados do ano passado na Itália, Malásia, Cingapura, Polônia, Espanha, nos países nórdicos, Portugal e na Holanda vem dando popularidade aos personagens. Em seguida virá um desembarque de livros, fantasias e outras mercadorias. "Você gostaria de ser uma fada?", pergunta o website, e, entusiasmadas, 87% das garotas dizem que sim (as outras 13% respondem que estão felizes como elas mesmas). A Disney agradece.

E quando as crianças crescerem e deixarem de lado as fadinhas, a empresa ainda estará com elas. High School Musical, o filme Disney que capturou a imaginação de crianças de 8 a 12 anos pelo mundo todo, já está a postos.

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