Brasília O brasileiro terá, a partir de terça-feira, mais um instrumento para cruzar informações sobre valores, prazos, periodicidade e tipos de tarifas cobrados por dez diferentes bancos brasileiros. O Sistema de Divulgação de Serviços e Tarifas Bancárias (Star), criado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), disponibilizará, na internet, dados de 46 tipos de serviços cobrados pelos bancos, que, em muitos casos, o cliente sequer sabe o que está pagando. "O cliente vai poder comparar, entre os bancos, o valor do serviço em cada um deles", disse o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos. "Com essas informações, ele poderá ir ao gerente, negociar a tarifa e até mudar de banco". Segundo ele, haverá também mais competição entre os bancos, que deverão brigar pelo cliente, reduzindo, assim, as suas tarifas.
Fiscalização
No último dia 11, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciaram a criação de um grupo de trabalho para definir novas regras de fiscalização das instituições financeiras. O objetivo da cooperação é intensificar a fiscalização com base nas reclamações feitas aos Procons. O grupo de trabalho será formado por técnicos da Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, e do Banco Central. Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita, os técnicos definirão o número mínimo de reclamações necessário para acionar a fiscalização e a forma de agrupamento das queixas.
O grupo de trabalho terá 60 dias para estabelecer as novas regras. O governo espera que a medida sirva como incentivo para que as instituições financeiras resolvam as reclamações sem que o consumidor tenha a necessidade de recorrer ao Procon.