O mercado de investimentos, com dezenas de opções, desde as mais arriscadas até as mais convencionais, pode parecer um bicho de sete cabeças para quem quer começar a aplicar seu dinheiro e não sabe por onde começar. Foi pensando em "dar um norte" para os investidores novatos que a empresa curitibana Toro Investimentos lançou nesta semana um site que ajuda o usuário a conhecer melhor as alternativas que tem à mão e quais as mais adequadas para os seus objetivos e recursos.
A plataforma Perfil do Investidor aplica um questionário ao usuário e, por meio das respostas, fornece qual seu perfil, dentre quatro disponíveis: conservador, moderado, arrojado e agressivo. O teste também destaca qual a fase da vida em que o usuário se encontra e as opções mais adequadas levando em conta esse cenário. A ferramenta é totalmente gratuita e os dados fornecidos, confidenciais. O teste tem 20 perguntas 19 de múltipla escolha e uma descritiva e pode ser respondido em cerca de cinco minutos.
"Uma das maiores dificuldades das pessoas é saber como começar. Não queremos atrair quem já investe, mas sim quem não tem noção de risco ou entendimento do mercado. Por isso tentamos transformar uma metodologia tradicional em uma ferramenta dinâmica", afirma o sócio-diretor da Toro, Mehanna Mehanna.
Metodologia
A análise se baseia em aspectos como capacidade, tolerância e necessidade de se correr riscos, considerando os objetivos de curto, médio ou longo prazo do usuário o teste questiona, por exemplo, se o investimento é direcionado para a compra de um imóvel, veículo, viagem ou se a ideia é poupar para a aposentadoria.
O questionário segue diretrizes de instituições como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A separação do investidor em perfis já é usada em instituições financeiras, mas a intenção dos executivos da Toro foi acrescentar perguntas mais pessoais para permitir uma avaliação individualizada de cada usuário, com resultados mais precisos.
Mesmo assim, ao final do teste não são sugeridas aplicações específicas ou informações mais técnicas sobre os diferentes tipos de investimento. Vai do "entrevistado" levar a curiosidade adiante.
"O perfil vai servir como um norte. A ideia é fazer o usuário refletir, pensar em seus objetivos", resume o planejador financeiro e sócio-diretor da Toro André Chede.
ApostaMehanna reconhece que a ferramenta tem o potencial de trazer novos clientes para a empresa, mas reforça que nenhuma informação do teste é repassada a terceiros ou usada pela consultoria para contatos indesejados com o usuário. "O site não traz renda. O caráter educativo sempre esteve à frente do financeiro neste projeto", afirma. O Perfil do Investidor também pode ser acessado por meio de smartphones e tablets. Até o momento, pouco mais de mil pessoas responderam ao questionário.