A promessa é tentadora. Por e-mail ou pelo famoso site "Orkut", o usuário recebe a oferta de colocar, de graça, créditos em seu celular pré-pago, que, se comprados, custariam de R$ 10 a R$ 50. Basta baixar um programa no computador. Só que, baixando o "gerador de crédito", como ele é chamado, o usuário instala um programa que pode roubar as senhas dos bancos e retransmiti-las aos golpistas, que podem usar a conta do dono do computador.
Um dos sites diz que oferece até "suporte on-line" e "atualização diária entre operadoras de celulares". Ele informa que consegue créditos das seguintes operadoras: Vivo, TIM, Oi, Claro, Telemig e Brasil Telecom. "O programa foi desenvolvido por ex-funcionários das empresas que tinham conhecimento da chave de criptografia responsável pela validação de todos os números para a liberação dos créditos", explica ainda o site todas essas informações falsas são para que o usuário acredite que os créditos aparecerão como "mágica" em seu celular.
Após ter baixado o programa pedido, o computador fica com um vírus em sua memória que monitora as teclas quando o usuário entra em um site de um banco. Ao captar as senhas, as informações são armazenadas em um arquivo que será enviado, depois, aos e-mails dos golpistas.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast