O grupo chinês Alibaba, gigante no setor de comércio online, é conhecido por vender de tudo nos sites que administra, desde pêras em formato de Buda até máquinas de congelar gordura. Agora, a empresa encontrou uma forma de lucrar com as questões da infertilidade na China e da baixa taxa de natalidade no país.
A companhia, que foi listada na bolsa de valores de Nova York (NYSE) na maior oferta pública inicial (IPO) do mundo no ano passado, lançou uma promoção para sete bancos de esperma através do site do grupo Juhuasuan.
Um subsídio de 5.000 yuans (cerca de R$ 2,5 mil) oferecido aos doadores atraiu mais de 22 mil homens a se inscrever na oferta de três dias, segundo informou a Bloomberg ao citar uma declaração da companhia.
O Alibaba usa sua popularidade para conectar os doadores aos bancos de espermas via internet, sem precisar de uma consulta presencial, o que, para alguns, é visto com estranheza. Mais tarde, os participantes precisam concordar com uma verificação física no período de três meses a partir da inscrição.
Estratégia
A ação da empresa segue o sucesso de produtos como testes de paternidade e kits para avaliar a qualidade do esperma no mesmo site e reflete os esforços do grupo no setor de saúde. O investimento é feito após um número de bancos de esperma da China relatar escassez. Uma pesquisa do Alibaba revelou que inteligência e boas feições eram as características mais procuradas nos doadores.
O Alibaba gerencia diversos sites de venda online, inclusive o Taobao, maior website de e-commerce da China.