O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reformulou o site Extra.com.br e o transformou num marketplace, modelo de comércio eletrônico que agrega diversos lojistas na mesma plataforma e permite que o cliente realize uma única transação de pagamento.
O investimento para a criação do novo site foi de R$ 10 milhões, distribuídos para as áreas de tecnologia, recursos humanos e marketing. A loja entrou no ar ontem, com 120 mil produtos à venda. A meta é chegar a 600 mil produtos até o fim do ano.
A empresa está chamando o novo site de "shopping mercado" shopping, pois reúne diversas lojas especializadas, e mercado, porque também vende alimentos. O cliente fará o pedido pela internet e a entrega será feita pela loja física do Extra mais próxima de sua residência.
Escolha
A Nova Pontocom, empresa que cuida das lojas on-line do GPA, possui três marcas grandes na internet: Ponto Frio, Casas Bahia e Extra. A escolha do Extra como âncora para o novo site ocorreu após pesquisa de mercado, de acordo com o fundador e CEO da Nova Pontocom, German Quiroga. "Temos várias marcas, mas o Extra já carregava esse conceito de hipermarcas, por isso foi o escolhido", afirmou ele em entrevista à Gazeta do Povo.
Além do setor de alimentos, o site é dividido em outras oito grandes áreas: Informática e Tecnologia, Casa e Escritório, Cultura e Diversão, Moda e Estilo, Ferramentas e Automotivo, Esporte e Saúde, PetShop e Hotéis e Viagens. Ao todo, 18 lojas já fecharam convênio com o Extra. Outras 12 devem entrar na plataforma em breve. O Extra.com.br ficará com uma taxa em cima de cada venda. Toda a parte de logística ficará por conta do lojista parceiro e o Extra será responsável por gerar o tráfego e pela operação comercial.
O conceito de marketplace é bastante conhecido fora do Brasil, sendo a Amazon, dos Estados Unidos, a empresa mais conhecida do setor. "É certamente uma das empresas nas quais esse modelo foi inspirado", diz Quiroga.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião