Uma nova rede de relacionamento social online para americanos com mais de 50 anos de idade entrou em operação oferecendo entre os recursos um banco de dados de óbitos que envia um alerta online quando uma pessoa conhecida morre.
Em lugar de seções sobre escolas e carreiras, o Eons.com, em operação oficial desde segunda-feira, oferece jogos interativos para ampliar a potência cerebral, notícias sobre entretenimento e hobbies de pessoas mais velhas, além de uma calculadora de longevidade pessoal e dicas sobre como viver mais. A rede foi criada pelo mesmo fundador da Monster.com, Jeff Taylor, e é semelhante ao MySpace ou ao Facebook - onde adolescentes se reúnem -, só que está orientado às pessoas com mais de 50.
A rede também planeja oferecer posteriormente um sistema para organização pessoal de serviços fúnebres.
A Eons.com também inclui um banco de dados nacional sobre óbitos, registrando mortes ocorridas desde a década de 30, ao qual os usuários podem acrescentar fotos e comentários.
- A morte está em ascensão, como segmento de negócios - disse Taylor à Reuters, mencionando estatísticas que indicam que o número de óbitos nos Estados Unidos subiu para 2,4 milhões em 2005, contra 2,2 milhões registrados em 2000.
As projeções prevêem crescimento para 4,1 milhões em 2040, disse Taylor.
Além de acrescentar fotos e vídeos aos obituários, os usuários da Eons.com poderão assinar para receber um alerta quando alguém de uma área específica morre, ou em resposta a palavras-chave anteriormente definidas, como o nome de uma escola ou empresa.
O sistema é semelhante aos serviços via e-mail oferecidos por diversos outros sites, que alertam pessoas quando um amigo ou colega passa a fazer parte da rede social.
- Muitas pessoas já não vivem na região em que cresceram, de modo que a idéia de uma história longa sobre a vida de alguém em um jornal local muitas vezes se perde - diz Taylor, que acredita que os obituários online substituirão os anúncios fúnebres tradicionalmente publicados em jornais.
Ele diz que os 77 milhões de americanos nascidos entre 1946 e 1964 - conhecidos como frutos da geração "baby boom" - também querem mais controle sobre seus funerais. Isso levou a Eons.com a estudar um serviço sob o qual as pessoas podem planejar suas canções favoritas para o próprio serviço fúnebre, e definir o lugar a que seus amigos e familiares irão depois do sepultamento para comer e beber.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast