Lojas participantes
Confira algumas das redes que participam da Black Friday:
A partir da zero hora de sexta-feira (25), os brasileiros que quiserem aproveitar as promoções do Black Friday, data tradicional nos Estados Unidos em que lojas oferecem grandes descontos em seus produtos, devem ficar conectados na internet. Grandes redes varejistas brasileiras resolveram incorporam a data e prometem descontos de até 70% em alguns de seus produtos. Os preços baixos só serão válidos ao longo da sexta-feira.
A promoção do Black Friday é organizada pelo site Busca Descontos, que reúne cupons de descontos dessas redes. Este é o segundo ano que o site investe na promoção. A estimativa é de que as vendas movimentem R$ 15 milhões em um dia, um valor cinco vezes maior ao de 2010, quando a campanha foi iniciada. Entre os produtos com descontos estão itens de informática, eletrodomésticos, roupas e calçados, acessórios e brinquedos.
Segundo o CEO do site Busca Descontos, Pedro Eugênio, quase três milhões de pessoas já estão cadastradas no site para as compras da Black Friday. "Os lojistas se prepararam para o Black Friday e esperamos poder consolidar a data como importante para o varejo nacional", afirma. Ele diz que, apesar de a iniciativa ter foco no comércio virtual, a tendência é que se espalhe para as lojas físicas. "Começamos com e-commerce em 2010 e o número de lojas interessadas em participar neste ano aumentou muito e já espalhou para o off-line", diz.
Para ele, os interessados em antecipar as compras de Natal ou que quiserem usar o 13º salário terão boas oportunidades de negócios. "Nossos parceiros se comprometeram a fazer grandes ofertas para esta data. Os descontos chegam até 70% e a variedade de produtos é grande", diz.
Para ter acesso às ofertas do site, o internauta precisa fazer um cadastro na página, que dá direito a concorrer a um kit com computadores e um iPad.
De acordo com a assessoria de imprensa da B2W, empresa responsável pela Americanas.com, Shoptime e Submarino, as ofertas disponibilizadas no site Busca Descontos serão as mesmas que estarão disponíveis nos sites das próprias empresas. Neste caso, o Busca Descontos funciona como um "agregador" de promoções e não um provedor exclusivo de ofertas.
Black Friday
A data surgiu nos Estados Unidos e sempre é comemorada na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. As lojas oferecem superdescontos, que chegam até a 90%, para zerar os estoques para as festas de fim de ano. No Brasil, o Busca Descontos iniciou uma campanha específica para a data no ano passado e obteve faturamento de R$ 3 milhões em um único dia.
Confira a galeria de imagens da "Black Friday" nos EUA
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast