Depois do AirBnb, outro tipo de plataforma de serviço para turistas e curiosos tem atraído atenção dos brasileiros. São as refeições compartilhadas, com data, hora e preço combinados pela internet, que reúnem moradores de grandes cidades e interessados em conhecer a culinária caseira local.
No Brasil, há anfitriões cadastrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Belo Horizonte e também Curitiba, além de outras cidades. Entre as opções de plataformas, a maioria é gringa (veja lista abaixo), mas também existe uma versão brasileira para quem deseja experimentar a intimidade de jantar na casa de moradores das cidades visitadas.
Para se tornar um anfitrião, não é necessário ter diploma de um curso de culinária, mas é preciso garantir um serviço de qualidade.
No Eatwith, por exemplo, há brasileiros cadastrados em quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília) e todos eles tiveram de conquistar a chancela do site que envia um responsável para conhecer o local e a comida oferecida pelos futuros anfitriões. No Meal Sharing, há pelo menos cinco curitibanos cadastrados para receberem convidados.
O valor dos jantares varia e é sempre cotado em dólar. Normalmente o anfitrião oferece tudo, inclusive bebidas alcoólicas, mas os convidados também são encorajados a levarem os drinks de sua preferência. Há também outras opções de refeições, como piqueniques em parques e cafés da manhã.
Conheça alguns dos sites que oferecem o serviço de refeições compartilhadas:
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast