Com promessa de controle para evitar preços maquiados, o site de pesquisa de preços Buscapé comanda, nesta quarta-feira (19), durante as 24 horas, uma promoção da qual participam alguns dos maiores varejistas do país, como Walmart.com, Submarino e Americanas.com. A ideia é que a ação passe a ser anual, e sempre em uma quarta-feira próxima a 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
O Buscapé informou que foram investidos R$ 15 milhões na empreitada, que serve para aquecer o comércio virtual no primeiro semestre período em que as vendas sofrem queda. A ação também está sendo anunciada pelo site Busca Descontos, criador de uma ação de Black Friday virtual, que ocorre desde 2010 em novembro.
As lojas participantes do Dia do Consumidor Brasil têm de aderir a um código de ética. Entre os deveres dos lojistas estão deixar claros quais produtos estarão em promoção (as lojas não farão liquidação total) e garantir preços menores sem usar de estratégias como encarecer frete. O Buscapé afirma que vai monitorar preços, mas não chegou a anunciar um piso para descontos.
As medidas são similares às tomadas pelo Busca Descontos em novembro, durante o Black Friday virtual. Foi uma resposta às denúncias que, em 2012, renderam multas do Procon-SP a sete empresas de comércio eletrônico que participaram da "sexta-feira do desconto". O Buscapé fez parceria com o Busca Descontos para monitorar preços durante a promoção de amanhã. Até agora, as lojas participantes do Dia do Consumidor Brasil são praticamente as mesmas que aderiram à Black Friday em 2013.
Queixas
No ano passado, a empresa campeã em reclamações no hotsite criado pelo Reclame Aqui, que reúne denúncias de consumidores, foi a Nova Pontocom, que abrange Casas Bahia, Extra e Pontofrio. Assim como a ação de novembro, a Dia do Consumidor Brasil terá hotsite exclusivo no Reclame Aqui.
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