As companhias aéreas estão em melhor situação neste ano, com ações e tarifas em alta, apesar das cinzas de um vulcão na Islândia que causaram grandes dificuldades em abril, informou nesta segunda-feira a Associação internacional das companhias aéreas (Iata).
Em comunicado financeiro, a Iata cita fortes lucros operacionais de grandes companhias aéreas norte-americanas no primeiro trimestre, em um bom sinal para o restante da indústria.
"Resultados operacionais positivos no primeiro trimestre nos Estados Unidos são um bom sinal da melhora esperada no desempenho das companhias aéreas em 2010", disse a Iata.
A associação, cujos 230 membros incluem empresas como British Airways, Lufthansa e Singapore Airlines, acredita que os seis dias de paralisação de grande parte do espaço aéreo europeu no mês passado resultou em US$ 7 bilhões em perda de receita.
Contudo, a Iata afirmou que este mercado, cujo desempenho costuma ser confundido com toda a economia, está se recuperando da crise financeira.
"Mesmo depois das cinzas vulcânicas da Islândia, as ações das companhias aéreas subiram 15% neste ano, comparado com o crescimento de 6% do FTSE Global All Cap Index. Os mercados financeiros continuam otimistas em relação ao futuro desempenho financeiro das companhias aéreas", afirma o relatório da Iata.
No mês passado, a associação afirmou que a demanda por transporte aéreo de cargas e passageiros teve avanço em março, mas declinou em abril por conta da erupção vulcânica.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast