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Skol lança campanha para desvincular sua marca de propagandas machistas

Desenhista Elisa Arruda foi uma das participantes do novo posicionamento de marca da Skol e criou a ilustração acima. | Divulgação/Skol/
Desenhista Elisa Arruda foi uma das participantes do novo posicionamento de marca da Skol e criou a ilustração acima. (Foto: Divulgação/Skol/)

“O mundo evoluiu e a Skol também”. Essa é uma das premissas da nova campanha da marca de cerveja Skol, que aproveitou o Dia da Mulher e lançou, na última quarta-feira (8), diversos pôsteres publicitários totalmente repaginados. Nas novas peças, as tradicionais imagens de divulgação do produto, que se limitavam a exibir mulheres de maneira sexualizada, são substituídas por ilustrações com mulheres de vários tons de pele e estilos, bebendo cerveja e brindando com as amigas, por exemplo.

Chamada de “Reposter”, a proposta é lançada uma semana após a divulgação do balanço financeiro de 2016 da Ambev, empresa da qual a Skol faz parte, que trouxe resultados não muito animadores. O lucro antes dos impostos do grupo, por exemplo, caiu quase 20%, formando o primeiro recuo da empresa desde 2006. Por isso, a estratégia da marca pode ser uma tentativa de rejuvenescer o posicionamento e aumentar a relevância perante o público.

Para executar a ideia, a Skol convidou diversas ilustradoras para recriar os pôsteres que não representam mais a marca, como explica o vídeo de divulgação da campanha. “Eu aceitei esse convite porquê é importante desconstruir estereótipos, preconceitos”, conta a artista mineira Tainá Lima, conhecida como Criola.

Nas dezenas de imagens criadas - cada uma com seu estilo e proposta - é possível perceber elementos como a valorização da mulher negra e a minimização da importância do corpo estereotipado. “Uma coisa que eu tive muita vontade de fazer foi tirar a mulher de ser a pessoa que está servindo a cerveja”, explica a ilustradora Manuela Eichner, que criou uma peça que traz uma mulher tomando a bebida.

Com o slogan “redondo é sair do seu passado”, a campanha foi veiculada pela Skol em uma página que inclui todas as peças criadas e a apresentação das artistas responsáveis. Segundo a Ambev, a estratégia de reposicionamento da marca também incluirá outras ações visando promover a inclusão.

Confira algumas imagens da Reposter:

Trabalho da ilustradora Sirlanney Nogueira para a campanha Reposter. | Divulgação Skol

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Trabalho da ilustradora Sirlanney Nogueira para a campanha Reposter.

Poster criado pela artista visual Manuela Eichner. | Divulgação Skol

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Poster criado pela artista visual Manuela Eichner.

A desenhista Elisa Arruda também fez sua versão do poster. | Divulgação Skol

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A desenhista Elisa Arruda também fez sua versão do poster.

Carol Rossetti, designer e ilustradora, foi uma das convidadas pela Skol para a Reposter. | Divulgação Skol

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Carol Rossetti, designer e ilustradora, foi uma das convidadas pela Skol para a Reposter.

Posters recriados pelas ilustradoras Evelyn Queiroz (esquerda) e Camila do Rosário (dir.). | Divulgação/Skol

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Posters recriados pelas ilustradoras Evelyn Queiroz (esquerda) e Camila do Rosário (dir.).

Veja o vídeo da campanha:

Colaborou: Cecília Tümler

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