O Rockefeller, um dos hotéis administrados pela rede: planos incluem a entrada no Nordeste e empreendimentos no exterior| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

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Euforia com a Copa deu lugar à apreensão

A euforia inicial com a Copa do Mundo foi substituída pela cautela e preocupação. O impasse em torno da conclusão das obras da Arena da Baixada para o mundial acendeu o sinal amarelo. Um dos principais hotéis do grupo, o da Avenida das Torres, foi projetado para atender à demanda de leitos para a Copa do Mundo, mas corre o risco de ficar sem hóspedes se os jogos forem transferidos para outra cidade.

"Vemos com muita preocupação essa situação. Se o estádio não ficar pronto será um prejuízo enorme.Temos várias contratações de delegações, principalmente da Espanha, que poderão ser canceladas", diz Paulo Brazil, diretor de vendas e marketing da rede.

Mesmo que o problema do estádio seja resolvido, provavelmente a Copa do Mundo terá efeito menor que o esperado em atrair turistas de fora. "A crise na Europa compromete a demanda para a Copa do Mundo. Será um evento muito mais para os brasileiros que para os estrangeiros", completa.

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Brazil, diretor de vendas: aposta na ascensão da classe C
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A rede paranaense de hotéis Slaviero está acelerando seus planos de expansão, que incluem a abertura de mais três unidades em Curitiba nos próximos dois anos e a estreia da bandeira em Mato Grosso, com a inauguração de três hotéis em Cuiabá até o fim de 2013.

Os novos projetos fazem parte da estratégia de chegar a 80 hotéis no país até 2023. Se a meta for alcançada, a Slaviero, hoje presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, vai mais que dobrar o número de unidades, que devem encerrar este ano em 32, segundo Paulo Brazil, diretor de vendas e marketing da rede.

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O grupo, que faturou R$ 126 milhões no ano passado, espera crescer 20% em 2014, sem considerar os efeitos da Copa do Mundo, de acordo com ele.

Em Curitiba, a rede tem engatilhado três novos projetos, todos no segmento econômico. Cada hotel desse porte tem investimento médio estimado em R$ 30 milhões. O primeiro deles fica em pronto em abril, na Avenida das Torres. Projetado para atender à demanda do Mundial de futebol, o novo hotel terá 108 apartamentos. Em 2015 o Slaviero coloca em operação um outro empreendimento no Portão, com 140 unidades, na avenida João Bettega. E, no ano seguinte, deve inaugurar o maior deles, no Largo da Ordem. Localizado na Rua Jaime Reis, deve oferecer 280 unidades.

Uma da poucas redes regionais que sobreviveram à concorrência de grandes grupos nacionais e internacionais, a Slaviero, fundada em 1981 e controlada por integrantes da família de mesmo nome, vem expandindo sua atuação no segmento econômico, com diárias de cerca de R$ 170 que conquistaram também a classe C. A nova classe média manteve o ritmo de ocupação dos hotéis brasileiros nos últimos anos, segundo Brazil. "Esse é um movimento que não foi interrompido e que tem um grande potencial para o setor", acrescenta.

De olho no crescimento do setor de hotéis no país, que neste ano deve avançar cerca de 7%, a rede já estuda os próximos passos, que devem incluir a entrada no mercado do Nordeste e a abertura de um hotel fora do Brasil, em algum país da América do Sul. São Paulo, onde a empresa já tem unidades, Rio de Janeiro e Minas Gerais também devem receber hotéis da marca, de acordo com Brazil.

Em Cuiabá, onde o grupo finca sua bandeira neste ano, a ideia é explorar um mercado, que segundo Brazil, ainda é carente de produtos hoteleiros. O grupo terá três empreendimentos na cidade, cada um com um perfil de atendimento. Até o fim do ano, a rede também inaugura hotel em Balneário Camburiú, em Santa Catarina.

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Apesar do fraco crescimento da economia brasileira, o índice de ocupação médio da rede Slaviero fechou o ano passado em 60% e deve chegar em 2014 a 65%, sem contar os novos empreendimentos, de acordo com Brazil.

O Slaviero privilegia a construção de novos hotéis – a obra é bancada por investidores e o grupo administra os empreendimentos –, mas também vem assumindo hotéis que tinham outras bandeiras, principalmente hoteis independentes. Em março, o grupo coloca sua marca no hotel Embassador, no Centro de Curitiba.