• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

Depois do iPhone, o Linux Phone! Mas estejam avisados: ele não deve chegar ao Brasil tão cedo (foi desenvolvido em Taiwan) e ainda é um gadget para a turma da programação, acostumada a destrinchar bits e bytes. A empresa fabricante se chama Openmoko e seus engenheiros resolveram criar um telefone totalmente com padrões abertos, usando o chamado Foss (Free and Open Source Software).

O smartphone resultante foi batizado como Neo 1973 – homenageando o ano em que o telefone celular foi inventado – e, segundo a Openmoko, tem uma tela de 2,8 polegadas, colorida e com tecnologia de toque, exatamente como o iPhone. Vem com uma caneta tipo stylus e usa um chip Samsung de 266 MHz. O gadget é compatível com USB e usa o padrão telefonia GSM. Outras tecnologias incluídas são o bluetooth 2.0 e um slot para cartões SD. Também conta com GPS.

A tela do aparelho tem resolução de 640 x 480 e suportaria fotos de até 283 dpi. A memória interna do Neo 197 é de 128 MB, segundo as especificações, mas a fabricante diz que envia um cartão SD de 512 MB junto com o telefone. O mais interessante de tudo é o uso de software aberto em todas as instâncias – um kernel Linux, a biblioteca de C do sistema GNU e o ambiente de desenvolvimento GTK+, baseado no programa de edição de imagens Gimp (Gnu Image Manipulation Programa), um dos programinhas mais bacanas do ambiente open-source.

Na parte de compra do site, a empresa avisa que o aparelho, por enquanto, está mesmo restrito a desenvolvedores. Custa, neste momento, US$ 300.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]