Após financiar startups no mundo todo, inclusive no Brasil, Masayoshi Son, dono do SoftBank, está costurando um complicado acordo para a criação de um gigante da tecnologia que possa competir com rivais globais como Google e Amazon.
Son trabalha para fechar um acordo de US$ 11,5 bilhões entre o Yahoo Japan (joint venture entre a americana Yahoo! e a japonesa SoftBank) e Line, empresa de aplicativos e serviços para internet controlada pela sul-coreana Naver. O acordo exige a aprovação das duas empresas e deve ser concluído em outubro de 2020.
As duas companhias dizem que a fusão é impulsionada por uma sensação de que gigantes globais estão aumentando seu domínio sobre a indústria de tecnologia e países como o Japão correm o risco de ficar para trás.
Juntas, Line e Yahoo Japan, que atualmente opera como Z Holdings, poderão compartilhar recursos de engenharia, ter acesso a vastos conjuntos de dados e investir mais em áreas como inteligência artificial.
Os CEOs das duas empresas dizem que é necessário unir as forças para competir seriamente com rivais muito maiores de Estados Unidos e China. "Queremos nos tornar uma empresa de Inteligência Artificial que lidera o mundo desde o Japão", explicou Kentaro Kawabe, CEO da Z Holdings, em coletiva em Tóquio.
O preço inicial das ações está previsto em 5.200 yen. Cada empresa prevê gastar 170 bilhões de yen (US$ 1.56) na licitação. Naver já detém 73% de Line, enquanto SoftBank tem 44% da Z Holdings. Com a fusão, cada uma das empresas terá 50% da nova companhia.
O futuro gigante, que terá cerca de 20 mil funcionários, deve atuar nas áreas de conteúdo multimídia, fintech, publicidade, comunicações e comércio.
Gigantes do Vale do Silício como Google, Amazon e Facebook, além de startups chinesas, lideram o desenvolvimento da Inteligência Artificial e a transformação da pesquisa em produtos comerciais.
Line e Yahoo Japan estão apostando em alavancar o conhecimento local para competir na corrida em seu próprio país e em mercados onde seus serviços são populares, como Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia e Indonésia.
Yahoo Japan já foi o site de busca líder no país, portal web e maior site de e-commerce, mas tem perdido terreno por causa da migração de usuários dos PC para smartphones. A oferta de shopping online tem sido esmagada pela Amazon e Rakuten, ao mesmo tempo que a recém-chegada no setor dos smartphones Mercari atraiu consumidores. Yahoo Japan tem 48 milhões de usuários ativos diariamente e conta com um portfólio de 100 aplicativos moveis.
Line tem 82 milhões de usuários ativos mensalmente no Japão e também domina o setor de mensagens em Taiwan e Tailândia, onde tem 21 milhões e 45 milhões respectivamente. A empresa tem expandido também no setor dos serviços financeiros e no desenvolvimento de produtos baseados na Inteligência Artificial, como caixas de som e fones de ouvido.