Brasília A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a empresa Basf fecharam acordo ontem para o desenvolvimento e comercialização de variedades de soja geneticamente tolerantes a herbicidas. Segundo o acordo, a Basf será responsável pelo fornecimento do gene ahas. Os pesquisadores da Embrapa serão responsáveis pelo processo de inserção desse gene em plantas de soja.
Em nota, a empresa de pesquisa informou que a parceria resultará no primeiro produto geneticamente modificado obtido pelo "pacote tecnológico" patenteado no Brasil e de propriedade da Basf e da Embrapa. A expectativa dos pesquisadores é que as novas variedades possam estar disponíveis para o produtor de sementes em 2010 ou 2011. Os agricultores terão acesso à soja a partir de 2012.
A parceria entre a Basf e a Embrapa teve início em 1997 e, após anos de estudos de laboratório e de campo, chegou-se a uma planta com as características desejáveis. O desafio agora é registrar esta nova tecnologia na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Somente uma variedade de soja transgênica, da multinacional Monsanto, tem aprovação comercial no Brasil.
Na fase de desenvolvimento de variedades, os investimentos somarão R$ 3,5 milhões, a serem empregados entre 2007 e 2010. Estudos científicos a serem encaminhados à CTNBio, já em fase final, receberam recursos de R$ 10 milhões. O registro da nova tecnologia ocorrerá simultaneamente em mais de 20 países produtores e importadores de soja e de seus derivados.
O Paraná participa do projeto a partir da Embrapa Soja, com sede em Londrina.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast