Seja pelo prazer da lembrança ou para presentear amigos e familiares, souvenirs estarão na bagagem do viajante no retorno para casa. O desafio de quem produz é ter o apelo certeiro para fazer o objeto ser o eleito entre tantas opções. Quarenta novos souvenirs disputam a preferência de quem visita Curitiba, a partir desta semana. A marca SouCuritiba reúne 23 produtores, participantes do projeto piloto do Sebrae-PR, que capacitou artistas, designers e artesãos para criação de uma coleção inédita de lembrancinhas que traduzem a alma da cidade. O resultado pode ser conferido nas lojas Leve Curitiba, Empório Metropolitano e na barraca da marca na feira do Largo da Ordem, a partir deste domingo.
A ideia era dar as ferramentas necessárias para criação de produtos novos e exclusivos, dirigidos ao turista esperado para a Copa de 2014. Também deveriam reunir atributos para ir além do período dos jogos. Sessenta profissionais participaram da capacitação. "Com enfoque no empreendedorismo, trouxemos experiências de fora, fornecemos pesquisas sobre o comportamento do turista em Curitiba, promovemos oficinas de criatividade e discutimos os projetos, numa verdadeira imersão no tema", explica a consultora Patrícia Albanez, do Sebrae-PR.
Depois de quatro meses de trabalho, os projetos foram selecionados por uma curadoria para fazer parte da coleção SouCuritiba. "Inovação e qualidade foram os critérios de avaliação", diz Patrícia.
A rapidez do processo surpreendeu o designer Eraldo Rosa Filho, autor do mini Jardim Botânico, miniatura em resina com sementes de grama no teto, que germinam ao serem regadas. "Trabalho na indústria e sei como funcionam os prazos para criação e aprovação de um novo produto. Participar desse projeto mostrou o quão ágil se pode ser, em escala reduzida", relata o designer.
Rosa modelou a estufa no computador e usou uma impressora 3D para fazer a peça. Para produzir em escala industrial, usou o molde de silicone, uma técnica tradicional.