Variedade
Fãs de Curitiba "terão trabalho" para escolher um item
A coleção SouCuritiba tem objetos para quem curte decoração, jogos, papelaria, história, arte e moda. Entre os divertidos, destaque para a Lata de Ar, do agente de viagens Alessandro Catenaci. Uma latinha de sardinha lacrada, decorada com ícones da cidade, brinca com o imaginário do turista. "Dá pra levar um pouco do ar frio de Curitiba", diverte-se Catenaci. Outra ideia bem humorada são os bottons com as Indiretas Curitibanas, de Mylena Pampuch da Silva, com frases e comportamentos típicos do curitibano, como o leitE quentE e a mania de fazer fila em todos os lugares.
Teve quem uniu história, arte e brincadeira no mesmo produto. Ana Nery e a mãe, Mirna Lauredo, confeccionam matroskas em madeira. Aplicaram a figura, agora reproduzida em pedrinhas, em casas coloniais pintadas nas pedras de petit-pavê. "Observamos o interesse do turista pelas nossas casas. E resolvemos trabalhar com as pedras", explica Mirna.
Marcadores de livro, blocos, pranchetas, ecobags, camisetas, postais, bandanas, caixas de chocolate também estão na vitrine do SouCuritiba. Assim como os piás e gurias da artista plástica Katia Boccaletti Píccolin. Zeca, Vânia, Thiago, Patty, Theo, Ana Tereza, Cosme e Pierino são peças autorais, feitas de papel marchê. Formam uma família, que conta a história da colonização de Curitiba e os principais bairros dos imigrantes. "Quem compra um boneco, leva o livro com a história de todos", explica Kátia. Um jeito criativo de conquistar o turista e fazê-lo voltar para buscar o restante da turminha e da coleção.
Serviço
A coleção SouCuritiba está nas lojas Leve Curitiba e Empório Metropolitano. A partir de 16 de dezembro, vendas também pelo site do projeto. Inscrições para a nova turma do Projeto Souvenir, do Sebrae, a partir de fevereiro de 2014.
Seja pelo prazer da lembrança ou para presentear amigos e familiares, souvenirs estarão na bagagem do viajante no retorno para casa. O desafio de quem produz é ter o apelo certeiro para fazer o objeto ser o eleito entre tantas opções. Quarenta novos souvenirs disputam a preferência de quem visita Curitiba, a partir desta semana. A marca SouCuritiba reúne 23 produtores, participantes do projeto piloto do Sebrae-PR, que capacitou artistas, designers e artesãos para criação de uma coleção inédita de lembrancinhas que traduzem a alma da cidade. O resultado pode ser conferido nas lojas Leve Curitiba, Empório Metropolitano e na barraca da marca na feira do Largo da Ordem, a partir deste domingo.
A ideia era dar as ferramentas necessárias para criação de produtos novos e exclusivos, dirigidos ao turista esperado para a Copa de 2014. Também deveriam reunir atributos para ir além do período dos jogos. Sessenta profissionais participaram da capacitação. "Com enfoque no empreendedorismo, trouxemos experiências de fora, fornecemos pesquisas sobre o comportamento do turista em Curitiba, promovemos oficinas de criatividade e discutimos os projetos, numa verdadeira imersão no tema", explica a consultora Patrícia Albanez, do Sebrae-PR.
Depois de quatro meses de trabalho, os projetos foram selecionados por uma curadoria para fazer parte da coleção SouCuritiba. "Inovação e qualidade foram os critérios de avaliação", diz Patrícia.
A rapidez do processo surpreendeu o designer Eraldo Rosa Filho, autor do mini Jardim Botânico, miniatura em resina com sementes de grama no teto, que germinam ao serem regadas. "Trabalho na indústria e sei como funcionam os prazos para criação e aprovação de um novo produto. Participar desse projeto mostrou o quão ágil se pode ser, em escala reduzida", relata o designer.
Rosa modelou a estufa no computador e usou uma impressora 3D para fazer a peça. Para produzir em escala industrial, usou o molde de silicone, uma técnica tradicional.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast