A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) afirmou que não acredita que o Brasil esteja atualmente em uma bolha de crédito ou de ativos, apesar do salto no crescimento econômico do país.

CARREGANDO :)

No relatório chamado "Estabilização na qualidade de crédito dos empréstimos dos bancos brasileiros deve afastar receios de uma bolha", a S&P destaca que a expansão da economia do Brasil ficou em média perto de 5% anualmente nos últimos anos, o suficiente para colocar 30 milhões de brasileiros na classe média.

Com isso, mais brasileiros ganharam acesso a serviços bancários e a crédito para o consumo, quase dobrando a relação entre o crédito ao consumo e o Produto Interno Bruto (PIB) desde 2001. No entanto, a S&P afirmou que o país não está em uma bolha de ativos ou crédito nem enfrenta uma situação como essa no futuro próximo.

Publicidade

"Tal salto no crescimento do crédito com certeza vai levar a algumas perdas com crédito", disse Milena Zaiboni, analista de crédito da S&P. "Nós acreditamos que a supervisão abrangente e as políticas prudentes do Banco Central tornarão essa deterioração administrável", acrescentou. As informações são da Dow Jones.