O grupo educacional Spei e a empresa de tecnologia Tivit fecharam uma parceria na última semana para a instalação de uma nova fábrica em Curitiba. O prédio da escola no bairro Água Verde passará a sediar, em 2011, uma unidade da Tivit voltada ao desenvolvimento de softwares. Em contrapartida, a empresa se compromete a empregar todos os alunos matriculados que atingirem um nível mínimo de qualificação.
A Tivit ficará com uma área de 500 metros quadrados para sua fábrica, que deve entrar em operação no início do próximo ano. A estimativa é de que 400 novos postos de trabalhos sejam abertos com a nova unidade. Na escola que vai abrigar a empresa, a Spei tem hoje 150 alunos matriculados no ensino médio, e a meta é chegar a 300 no ano que vem.
O acordo entre Spei e Tivit teve intermédio da Agência Curitiba, braço da prefeitura para fomentar a instalação de empresas de base tecnológica na cidade. A Tivit, companhia focada na terceirização de serviços de TI, tem no Brasil cerca de 26 mil empregados.
Fechando capital
A Dethalas, controladora da Tivit, divulgou ontem o edital de oferta pública para aquisição de suas ações ordinárias. O objetivo é fechar o capital da empresa, hoje com papéis negociados na Bovespa. O leilão está marcado para 20 de dezembro. Está prevista a compra da totalidade das ações da empresa que estejam em circulação; as 38.304.446 ações correspondem a 43,04% do capital total da Tivit e seriam adquiridas ao preço de R$ 18,10 por ação mesmo valor pago aos antigos controladores da empresa , ajustado pela variação da taxa Selic, calculada desde 7 de junho até a data de liquidação, deduzindo do valor a soma de quaisquer proventos por ação declarados pela empresa a partir de então.
Dentre as condições da oferta, a Tivit destaca que serão adotados procedimentos que assegurem o direito de a Dethalas elevar o preço de aquisição durante o leilão, estendendo-se o novo preço a todos os acionistas que aceitarem os lances anteriores. O preço de aquisição final deverá ser pago à vista aos acionistas que aceitarem a OPA, em moeda corrente nacional.