A operadora americana Sprint Nextel anunciou a criação de um diretório de informações para celulares que terá, entre outras facilidades, mapas de localização para motoristas e horários de sessões de cinema, parte de uma estratégia da empresa para convencer clientes a desfrutar mais dos celulares.
O serviço, que custará R$ 2,99 mensais, foi batizado de "Find It" (Encontre) e vai combinar sistemas de localização de celulares com mapas direcionais da InfoSpace e permitirá que clientes encontrem os locais que desejam sem precisar digitar um código-postal (CEP) ou mesmo sem saber onde estão.
Os operadores de telefonia móvel dos Estados Unidos são obrigados, pela legislação que regula as telecomunicações, a oferecer tecnologias de posicionamento (como GPS) em seus telefones para permitir que profissionais de segurança como policiais possam localizar um usuário em uma emergência.
Têm sido intensas as negociações sobre o uso desta tecnologia em serviços comerciais, mas apesar da oferta de serviços de dados para celulares como navegação pela internet móvel, tais serviços têm demorado a deslanchar no mercado.
Na opinião de analistas, o novo serviço da Sprint, terceira maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, pode se tornar o primeiro a ter um grande apelo popular, já que será fácil de utilizar e foi criado para funcionar em 70% da atual base de aparelhos de 48 milhões de clientes. Um serviço semelhante, já disponibilizado pelo Google e compatível com celulares, exige que o usuário informe detalhes de onde se encontra, ao contrário do que promete o sistema da InfoSpace.
- A maior parte dos atuais usuários de celulares ainda não teve a opção de acessar um aplicativo semelhante - afirmou Mark Donovan, analista da M:Metrics.