A agência de classificação de risco Standard and Poor's elevou nesta quinta-feira (17) em um degrau a nota de crédito soberano do Brasil, para "BBB", com perspectiva estável.

CARREGANDO :)

A agência tomou a medida dizendo que o governo tem demonstrado seu compromisso de atingir as metas fiscais e alegando a "crescente capacidade" do país para resistir à deterioração da conjuntura econômica mundial.

"O compromisso do Brasil em continuar com uma política econômica prudente, associada a uma economia diversificada e a melhora progressiva de sua imagem internacional deve limitar o impacto de eventuais golpes exteriores e apoiar suas perspectivas de crescimento de longo prazo", disse em um comunicado o analista Sebastian Briozzo.

Publicidade

Segundo a agência, o conjunto de medidas tomadas pelo governo de Dilma Rousseff para combater a inflação em 2011 "enviou um importante sinal sobre sua capacidade de reação e sobre seu compromisso com a manutenção da estabilidade econômica".

Os resultados fiscais do ano foram "melhores que o esperado inicialmente no orçamento", dando uma maior margem de manobra para aplicar uma política monetária mais flexível, o que permite limitar os efeitos negativos de uma eventual queda da demanda externa, afirmou a SP's.