A Starbucks, maior rede de cafés dos Estados Unidos, e a AB Inbev, maior fabricante de cervejas do mundo, decidiram unir forças para explorar o mercado de chás nos EUA. As empresas anunciaram na quinta-feira (2) uma parceria para lançar um chá pronto da marca Teavana no país.
O produto vai estrear no primeiro semestre de 2017 nas quase 300 mil lojas atendidas pela rede de distribuição da AB Inbev.
De acordo com comunicado divulgado pela Starbucks, o mercado premium de chás prontos é o segmento com crescimento mais rápido na categoria de chás, com taxa de avanço anual de 16% nos últimos cinco anos. O setor gera US$ 1,1 bilhão em vendas.
A Starbucks vai contribuir para o negócio com sua expertise no varejo e capacidade de atrair consumidores, diz a nota, enquanto a AB Inbev vai produzir, envasar e distribuir o Teavana para fornecedores nos EUA por meio de sua rede de distribuição.
Em comunicado, Schultz diz que quando a empresa comprou a Teavana, em 2012, viu uma oportunidade única de fazer com o chá o que a companhia fez com o café e expandir a marca.
“O acordo vai unir as forças de duas grandes companhias, cada uma com uma longa história de construção de marca bem-sucedida”, afirma Carlos Brito, presidente da AB Inbev.
Em conferência telefônica, Howard Schultz, presidente da rede de cafés, disse que a linha de chá deve ser similar à de frappuccino que a Starbucks lançou em parceria com a PepsiCo em 1996.
A Associação de Chá dos EUA diz que 80% do chá consumido no país é chá gelado, e a indústria de chá tem um tamanho de US$ 125 bilhões. Americanos bebem 800 milhões de copos de chá por semana, ainda de acordo com dados da associação.
O acordo deve ser finalizado no segundo semestre deste ano.
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