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Apesar de muitos preferirem o Facebook e tantos outros serem fãs do Twitter, é difícil encontrar hoje internautas que acessem uma única rede social durante o dia. Dados do Pew Research Center mostram que 19% dos usuários de redes sociais usam três ou mais plataformas simultaneamente porcentual que corresponde a quase 9 milhões de pessoas no Brasil e 201 milhões em todo o mundo.
Foi pensando neste nicho de usuários e na dificuldade de organizar a leitura em várias plataformas ao mesmo tempo que uma startup gaúcha criou o Wikipass, aplicativo que integra, em uma única timeline, as atualizações do Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube.
O app foi lançado oficialmente em maio deste ano de forma gratuita e está disponível para web, iOS e Android.
Os desenvolvedores reforçam que o principal diferencial em relação a serviços semelhantes como o Hootsuite e o Flipboard é a possibilidade do usuário criar uma "timeline inteligente", ocultando ou dando mais visibilidade a certos conteúdos. Recurso que, visto o grande número de atualizações de todas as redes juntas, vem a calhar.
"Em 2010, percebemos uma quantidade crescente de redes sociais e a dificuldade em administrá-las. Pensamos que seria interessante juntar todas em uma única timeline e permitir que se fizesse filtros do que realmente queremos ver", explica Diego Boufleur, diretor-executivo do Wikipass. A startup está situada em Caxias do Sul (RS).
A intenção dos desenvolvedores é chegar a 200 mil perfis cadastrados até o fim deste ano. O próximo passo, prevê a startup, será a integração com o Tumblr.
Hoje, o app já conta com usuários de 20 países e tem versões em inglês, espanhol e português.
Test-drive
A Gazeta do Povo testou o aplicativo durante a semana, em um celular com Android. A timeline do Wikipass lembra um pouco o feed de notícias do Facebook para dispositivos móveis (talvez pela cor azul, marca do aplicativo) e de fato facilita a visualização dos conteúdos postados em diferentes redes.
No entanto, percebe-se que as funcionalidades estão mais ligadas à visualização do que à interação em si com os conteúdos. O app não deixa claro, por exemplo, quando há alguma notificação para o usuário (como uma "curtida" ou um post retuitado). Também não há atalhos (visíveis, ao menos) para acessar seções específicas das redes, como páginas de eventos do Facebook e direct messages (DMs) do Twitter.
Além disso, a timeline não mostra quantas curtidas, comentários ou retuítes determinado conteúdo recebeu - o que é comum nas redes sociais. Para saber quem curtiu ou deixou um comentário é preciso clicar no conteúdo e, aí, abre-se uma janela com a listagem dos usuários que interagiram.
O app também apresentou bugs durante o uso, principalmente quando se acessava as configurações da ferramenta - neste momento, era comum o aplicativo fechar.
De qualquer maneira, é preciso levar em consideração que o app foi recém-lançado. Espera-se que atualizações possam minimizar bugs e incrementar as funcionalidades. A ideia é boa, basta receber uma roupagem mais funcional e prática.
Confira abaixo um vídeo que dá mais detalhes sobre as funcionalidades do aplicativo: