Da dificuldade de encontrar soluções de sustentabilidade, os sócios Caio Castro e Eduardo Marques criaram a forUs. A startup curitibana faz a ponte entre consumidores interessados em comprar produtos que ajudam a preservar o meio ambiente e fornecedores locais dessas soluções. O negócio começou em 2013 de maneira manual.
As pessoas ligavam para a empresa e os sócios se desdobravam para entrar em contato com os fornecedores para cotar os preços. Com os orçamentos em mãos, encaminhavam o material para os clientes por e-mail. “Precisávamos automatizar o processo”, diz Castro.
Em agosto deste ano, a startup modernizou o serviço. Ela lançou uma plataforma on-line que possibilita ao consumidor preencher gratuitamente um cadastro para receber, em até cinco dias úteis, três orçamentos.
Produtos
Entre os produtos comercializados estão placas fotovoltaicas, aquecedores solares, iluminação LED e coletores pluviais. São mais de 50 fornecedores cadastrados na região de Curitiba, área de atuação da startup.
As empresas que estão cadastradas pagam, em média, R$ 350 de taxa para estar no marketplace. A vantagem, segundo Castro, é que a forUs coloca elas em contato com prováveis consumidores. “O fornecedor não tem expertise para atrair clientes. Nós cuidamos do marketing para ele.” Emitido o orçamento, a forUs sai de cena, sem cobrar comissão sobre a venda.
Para garantir que o consumidor receba um produto de qualidade, os sócios visitam as indústrias para conhecer o produto e ver se está adequado às demandas de sustentabilidade. Há intenção de implantar um sistema on-line de classificação dos fornecedores.