Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova economia

Startup inicia operação comercial de carros autônomos em Nova York

Veículo autônomo da Optimus Ride
"Em ambientes estruturados, veículos autônomos podem resolver hoje problemas do mundo real", defende o CEO da companhia, Ryan Chin. (Foto: Reprodução/Optimus Ride) (Foto: )

Uma startup norte-americana especializada em veículos que dispensam a figura do motorista anunciou nesta terça-feira (6) o lançamento do primeiro programa de uso comercial da tecnologia na cidade de Nova York. A partir da quarta (7), seis minivans da Optimus Ride vão circular pela área do parque industrial Brooklyn Navy Yard, um complexo privado de manufatura e tecnologia que concentra mais de 400 empresas e soma 10 mil trabalhadores.

Os veículos servirão como opção de transporte de passageiros, gratuito e aberto a todos. A linha vai operar no formato circular e terá como principal ponto de partida a área de embarque e desembarque do sistema de balsas da cidade, em um cais recém inaugurado. Conforme comunicado da Optimus Ride, a estimativa é de que o serviço seja utilizado por 16 mil passageiros ao mês.

Apesar de terem capacidade de rodar de modo inteiramente autônomo, os veículos contarão com um motorista e operador de software, como medida de segurança na fase inicial de operação.

De acordo com o CEO e co-fundador da Optimus Ride, Ryan Chin, a adoção do sistema no Brooklyn Navy Yard servirá como validação para o serviço da startup, mas também para a tese de que "os veículos autônomos podem resolver hoje problemas do mundo real em ambientes estruturados". "Além disso, nosso sistema fornecerá acesso e experiência com autonomia para milhares de pessoas, ajudando a aumentar a aceitação e a confiança dessa nova tecnologia, o que ajuda a impulsionar o setor como um todo", defendeu Chin no comunicado divulgado pela companhia.

Lançada em 2015, a Optimus Ride já implementou sua tecnologia em diversos locais da área de Boston, com mais de 20 mil viagens realizadas com sucesso em seus quatro anos de atividades. A startup também tem acordos já firmados para oferecer o serviço em outros três locais nos Estados Unidos: na Halley Rise, na Virgínia; em Paradise Valley Estates, na Califórnia; e no Parque Marítimo Raymond Flynn e no Seaport District, em Massachusetts.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.