A startup curitibana Celero acaba de receber um aporte milionário da Harvard Business School Alumni Angels of Brazil (HBSAAB), organização de ex-alunos brasileiros de Harvard que apoia empresas com alto potencial de crescimento. Sem confirmar o valor do investimento, que está na casa dos sete dígitos, a startup da área financeira pretende multiplicar por dez o número de clientes em 2019, passando a atender 700 corporações brasileiras.
A Celero atua na gestão financeira de pequenas e médias empresas por meio de inteligência artificial. O processo é simples: o empresário envia as contas que a empresa tem a pagar por foto, pelo aplicativo ou plataforma da startup. Por meio de processos automatizados, a Celero classifica, processa e envia os pagamentos para o banco que precisa receber aquela conta.
Ao invés de lidar com toda a burocracia que envolve um pagamento, basta o empresário entrar na sua conta bancária, um dia antes do vencimento, e dar um “ok” naquele pagamento. Um processo que consome até 80 horas mensais de trabalho, em uma pequena empresa, passa a levar minutos, estima o CEO da Celero, João Tosin.
Além de encurtar este trabalho braçal de realizar pagamentos, a plataforma produz relatórios financeiros que auxiliam na gestão do negócio. O propósito da startup é reduzir a falência das pequenas e médias empresas no Brasil, a partir do trabalho de gestão financeira automatizado e da redução do tempo gasto com tarefas bancárias, explica Tosin:
“As pessoas não entendem de dinheiro e abrem negócios para ganhar dinheiro. É obvio que dá errado. A Celero vai além da gestão de forma simples, rápida e descomplicada. Oferecemos a análise do fluxo e de como a empresa pode melhorar”.
A Celero tem integração com mais de 80 instituições financeiras, incluindo bancos e cooperativas financeiras do Brasil todo. Desde que foi fundada, em 2016, a empresa já atendeu cerca de 150 clientes.
Investimento milionário
Com o investimento milionário da Havard Angels, a Celero pretende acelerar as vendas, aprimorar a plataforma e expandir a atuação para outros mercados – até o momento, a startup atende somente empresas prestadoras de serviços. Além disso, quer finalizar o ano de 2019 com mais que o dobro que a atual equipe de 25 funcionários, das áreas de tecnologia, administração, economia, ciências contábeis, design e marketing.
“A intenção nunca foi buscar só dinheiro, queríamos trazer inteligência a nosso favor. E trouxemos com a gente executivos e empresários bem sucedidos e com vasta experiência dispostos a nos ajudar”, ressalta o CEO, sobre a parceria com a Havard Angels. O processo para o investimento durou nove meses até que a instituição encontrasse um negócio escalável, diferente e que tivesse um propósito bem definido.
A empresa que foi avaliada pela HBSAAB em R$ 10 milhões de reais, já está sendo acelerada pelas duas maiores instituições de apoio ao empreendedorismo no Brasil, a Endeavor e o Sebrae, desde março de 2018. Com todo esse processo de aceleração, a Celero dobrou de tamanho entre 2017 e 2018.
Em 2018, a startup conquistou também o 11º prêmio Ozires Silva (ISAE/FGV), na categoria empreendedorismo econômico; foi selecionada no programa Scale-Up da Endeavor e no programa Tração do Sebrae-PR.
Origem na faculdade
Criada em 2016 por João Augusto Betenheuzer, João Henrique Tosin e Pedro Chaves, de uma ideia de faculdade, a empresa reconhece que precisa quebrar barreiras culturais para crescer no Brasil. A principal delas é convencer o empresário a pagar para que outra pessoa cuide das contas da empresa – e que vai ser melhor assim.
Segundo uma pesquisa do Sebrae e IBGE os números são alarmantes em relação à saúde financeira das empresas brasileiras. Segundo o estudo, 85% das empresas desconhecem o que é gestão financeira e 60% fecham as portas em cinco anos. Para se ter uma ideia, em 2016, 74% das empresas que fecharam as portas não acompanhavam suas finanças rigorosamente.
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