Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Plenário virtual

STF forma maioria para manter decisão de Dino sobre emendas

STF forma maioria para manter decisão de Dino sobre emendas
STF analisa no plenário virtual a decisão do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento de emendas parlamentares. (Foto: Antonio Augusto/STF.)

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na noite desta segunda-feira (2), para manter a decisão do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento de emendas parlamentares, mas com ressalvas.

Até às 22h, o placar era de 8 votos a zero para referendar a liminar. A análise ocorre no plenário virtual, onde não há discussão e os ministros apenas depositam seus votos por escrito.

Nesta manhã, Dino autorizou o Congresso a retomar a execução de emendas, desde que sejam adotados novos critérios de transparência.

VEJA TAMBÉM:

O relator também pediu ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que convocasse uma “sessão virtual extraordinária” devido à “excepcionalidade do caso”. Barroso acatou o pedido e todos os ministros devem votar até às 23h59 desta terça-feira (3).

Já acompanharam o entendimento de Dino os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros