A Apple apresentou nesta segunda-feira (24) o serviço de streaming que estava em gestação há mais de dois anos. O Apple TV+ chega no outono norte-americano, ou seja, fim de setembro. A data ainda precisa de confirmação no Brasil . Entre as produções originais já confirmadas, são mais de 30 filmes e séries com nomes como J.J Abrams e Steven Spielberg. Os preços e planos ainda serão anunciados pela empresa.
“Temos o maior prazer em anunciar que a melhor seleção de artistas do mundo — tanto atrás quanto na frente das câmeras — está vindo para o Apple TV+”, disse Eddy Cue, vice-presidente de Internet Software and Services da Apple.“Estamos ansiosos para dar à nossa audiência um gostinho do Apple TV+ e mal podemos esperar para eles sintonizarem ainda este ano. O Apple TV+ reunirá algumas das produções originais de TV e cinema da mais alta qualidade que o público já viu.”
Em Hollywood, a Apple está tendo de apostar pesado para competir com concorrentes como Netflix, Hulu, HBO e Disney. Para Reese Witherspoon e Jennifer Aniston, por exemplo, está pagando cerca de US$ 1,1 milhão por episódio, segundo um executivo de Hollywood com conhecimento dos planos da Apple.
A empresa também fisgou outras estrelas da mesma maneira, Rob McElhenney e Charlie Day de “It’s Always Sunny in Philadelphia”, que será a atração principal de um novo programa da Apple sobre desenvolvedores de videogames. O analista da Loup Ventures, Gene Munster, prevê que a Apple gastaria US$ 4,2 bilhões por ano em conteúdo original até 2022.
E deve decidir se quer disponibilizar seu conteúdo apenas em seus próprios dispositivos – um incentivo para permanecer no ecossistema da Apple se o conteúdo for atraente o suficiente – ou licenciar sua programação fora de seu próprio serviço de streaming para atrair um público mais amplo. A Apple disponibilizou seu serviço Apple Music em dispositivos Amazon Echo e planeja disponibilizar o conteúdo do iTunes em televisores fabricados pela Samsung e outros.
Junto com o Apple TV+, a empresa apresentou os novos app Apple TV e canais da Apple TV. Nessas novas versões, que devem estar disponíveis a partir de maio, os usuários poderão assinar canais de terceiros, como Showtime e HBO. Os preços das assinaturas desses canais não foram divulgados, mas alguns sites especializados falam em algo como US$ 10 nos EUA.
Os dois serviços, Apple TV+ e Apple TV, poderão ser compartilhados pela família.
Outras três novidades da Apple: Apple News+, Arcade e Apple Card
Também na tarde desta segunda-feira (24), a Apple anunciou uma evolução de seus serviço de leitura de notícias. O Apple News+ é a versão paga e turbinada do aplicativo da empresa lançado ainda em 2015, com acesso a 300 revistas das mais variadas temáticas, entre elas Variety, Time, Vanity Fair e Rolling Stone . A US$ 9.99 (valor válido para o acesso de toda a família) , o usuário também conseguira acessar conteúdo de publicações como Wall Street Journal e The New York Times.
Um das vantagens do serviço é que os dados dos usuários não são compartilhados com os anunciantes. Ainda não se sabe se e quando o serviço chegará aos usuários brasileiros.
Confira o vídeo de lançamento do Apple News+ (em inglês):
A empresa lançou ainda o Apple Card, um cartão de crédito que funcionará com outros serviços, como o Apple Pay, e sem tarifas de nenhum tipo. A única taxa incluída é aquela para quem não pagará a fatura na íntegra e, ainda assim, é uma taxa regressiva, que diminui a medida que o valor a ser pago se aproxima da fatura total. Assim como no caso do Apple News +, não se sabe quando o serviço estará disponível no Brasil. Nos Estados Unidos, ele estará disponível a partir de junho.
Alguns dias, apenas, após o Google lançar o Stadia, foi a vez da Apple entrar pesado no mundo dos games. A empresa apresentou o Apple Arcade, serviços de jogos por assinatura para dispositivos móveis, desktops e TVs.
Serão mais de 100 jogos novos e exclusivos que, segundo a empresa, vão complementar a experiência de quem já usa a Apple Store para baixar games.