Foi uma questão de minutos. Ao mesmo tempo em que os brasileiros iam redescobrindo suas cidades com o Google Street View a estreia do sistema no Brasil foi no dia 30 , começaram a surgir blogs para coletar as imagens curiosas, indiscretas e engraçadas captadas pelos carros do Google.Dois deles surgiram quase ao mesmo tempo: o "Street Viu" e o "Tô no Google, Mãe". Foram eles os responsáveis por divulgar as imagens que já ficaram célebres (para o bem e para o mal), como o homem vomitando diante de um orelhão em Belo Horizonte ou o cadáver decapitado no Rio de Janeiro.
Algumas imagens impróprias já foram removidas, mas os responsáveis por esses sites deram o printscreen para que a cena seja eternizada. Quando a imagem é só curiosa, eles passam o link direto para as imagens no mapa. Além das tragédias, há várias cenas de pessoas fazendo graça e erros na captura das imagens, que resultam em pessoas comuns transformadas em gêmeos siameses. Os sistemas. E eles pedem: se você viu algo engraçado, curioso ou que mereça algum tipo de registro, envie a dica para lá.
Os sites seguem a linha de alguns outros que já existem fora do País, como o "Street View Fun", "Street View Funny" e o "StreetViewr", que coletam e promovem votações das imagens mais bizarras captadas pelas câmeras. O Brasil já está listado neles. O "Street View Funny" organizou até um top 10 das cenas brasileiras: estão ali um homem urinando na rua, uma garota em uma pose indiscreta e um cachorro fazendo suas necessidades. Outra curiosidade é a ação dos sistemas de reconhecimento de faces do Google. Eles borram o rosto das pessoas que aparecem nas fotos, para impedir que elas sejam identificadas. Mas também borram estátuas e desenhos pintados em paredes.
Primeirão
O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter suas imagens capturadas. O próximo a conhecer o carro com câmeras do Google será o Chile, no início do ano que vem. Por aqui, são 51 cidades mapeadas, todas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além das capitais e regiões metropolitanas, coram captadas fotos das cidades históricas de Minas, como Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes. A partir de agora, o Google vai continuar fotografando as principais cidades do País, entre regiões metropolitanas e capitais. A meta é ter o Brasil todo mapeado em dois anos, mas pode demorar mais. "Não vamos parar enquanto não tivermos fotos do país inteiro", afirmou Marcelo Quintela, diretor de mapas do Google Brasil.