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Sucesso está no diferencial

O segredo para uma cafeteria dar certo é apostar em algum diferencial, como os cafés especiais, diz Paulo Tadeu Graciano, consultor do Sebrae. "O cliente é mais exigente. Se o café não tiver um atrativo, não vejo como ter sucesso. De cafés simples a cidade está cheia."

Para o empresário que deseja enveredar pelo ramo, Graciano orienta que o primeiro passo é elaborar um bom plano de negócios. "É preciso ver o quanto será investido inicialmente, qual é o ponto de equilíbrio do negócio e quando o retorno deve chegar." O consultor lembra que o Sebrae tem o Programa Próprio, que ensina os empreendedores a montar sua empresa. Com cerca de R$ 100, é possível ter uma assessoria completa.

Segundo a proprietária da rede de cafés especiais Il Barista, Gelma Franco, o investimento inicial de uma cafeteria sofisticada fica em R$ 2 mil por metro quadrado, o que resulta em R$ 160 mil para uma loja de 80 metros quadrados, por exemplo. O capital de giro e o faturamento médio ficam em torno de R$ 10 mil e R$ 25 mil mensais, respectivamente. Quanto ao ponto de equilíbrio nas contas, a empresária acredita que depende muito do controle entre o que se compra e como se vende – mas normalmente fica entre o oitavo e o décimo segundo mês.

"O retorno entre 36 e 48 meses. O empresário deve optar por qualidade em todos os sentidos e, principalmente, investir em treinamento e reciclagem dele e dos funcionários. Lojas estilosas, carta de cafés e produtos diferenciados ajudam, mas se o cliente não estiver em primeiro lugar, não funciona", pondera. (MS)

Serviço: Sebrae – (41) 3330-5800, www.sebraepr.com.br

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